Efetividade

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1478 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 18 de diciembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
EFETIVIDADE
Caso a economia esteja em equilíbrio, mas ocorram problemas como desemprego ou inflação, o governo deverá intervir com instrumentos de política econômica para resolver as dificuldades. Os instrumentos que podem ser utilizados são as políticas econômicas fiscais ou monetárias, as duas podem ser utilizadas para afetar o nível de renda.
A efetividade é quem irá mostrar o tamanho doefeito sobre a renda de uma determinada mudança na variável de política econômica. Irá mostrar se a política é mais ou menos eficiente.
A eficácia da política dependerá das inclinações das curvas IS e LM

CURVA IS
Curva IS e política monetária
As políticas monetárias são aquelas que atuam sobre o volume de moeda em circulação. A oferta de moeda é uma variável exógena ao modelo IS-LM, logo,causará deslocamento da curva LM, já que ela interfere no mercado monetário. No entanto, apesar de não ter efeitos sobre a curva IS, a inclinação desta irá interferir no resultado obtido pela política.
A eficácia da política monetária e a inclinação da curva IS
Curva IS muito inclinada

A curva IS inclinada indica a baixa elasticidade da demanda por investimento em relação aos juros, ou seja, oinvestimento será pouco sensível em relação a mudanças nas taxas de juros
A política monetária será relativamente ineficaz neste caso, já que a renda irá variar pouco com a variação no estoque de moeda.

Curva IS pouco inclinada

A curva IS pouco inclinada indica a alta elasticidade da demanda por investimento em relação aos juros, ou seja, o investimento será bastante sensível em relação amudanças nas taxas de juros.
A política monetária torna-se mais eficaz neste caso, já que a variação na renda resultante de uma variação no estoque de moeda é maior.
Caso extremo: IS vertical

Quando a curva IS é vertical, indicando que o investimento é completamente insensível às variações na taxa de juros, ou seja, a elasticidade da demanda por investimento em relação aos juros é zero, apolítica monetária será menos ineficaz ainda. Aumentos no estoque de moeda apenas deslocam a LM para baixo ao longo da IS, a renda permanece inalterada.
Quando a curva IS é vertical o investimento não é afetado pela política monetária e para aumentar a renda seria preciso estimular o investimento, logo a política monetária é ineficaz.

Curva IS e política fiscal
As políticas fiscais são aquelas queatuam sobre os gastos do governo e a tributação. Tanto as variações nos impostos quanto as variações nos gastos do governo agem deslocando a curva IS, sendo assim, não é necessário estudar um ou outro já que provocam o mesmo tipo de mudança nas mesmas circunstâncias.
A eficácia da política fiscal e a inclinação da curva IS
Curva IS muito inclinada

A política fiscal será eficaz quando a curvaIS estiver mais inclinada, pois quanto menos sensível for o investimento em relação às mudanças na taxa de juros, menor será sua queda ao subir a taxa de juros devido os aumentos nos gastos do governo (considerando uma política fiscal expansionista). É preciso lembrar que com o aumento nos gasto haverá uma maior renda, logo a taxa de juros deverá aumentar para restabelecer o equilíbrio.
Entãoquanto menos sensível for o investimento em relação à taxa de juros, maior será o efeito da política fiscal
Curva IS pouco inclinada
A política fiscal torna-se menos eficaz neste caso, já que o aumento na taxa de juros proporcionado pelo aumento nos gastos do governo reduzirá o investimento, e o aumento na renda será também reduzido.
A política fiscal torna-se pouco eficaz neste caso.

Casoextremo: IS vertical

Quando a curva IS é vertical, o investimento não é afetado pela taxa de juros, então um aumento nos gastos do governo (no caso de uma política expansionista) que fará com que a taxa de juros aumente, não irá diminuir os investimentos e a renda irá aumentar no tamanho do deslocamento da curva IS. A política fiscal é mais eficaz neste caso.
Curva LM
A Eficácia das...
tracking img