Emoção

Páginas: 4 (860 palabras) Publicado: 24 de marzo de 2010
Emoção

Todos sabemos o que é uma emoção, até lhes pedir para darem uma definição”
Beverly Fehr e James Russel

As emoções são alvo do estudo e interesse humano e científico desde há longadata, em diferentes áreas do saber:
A Filosofia, por exemplo, há muito que demonstra interesse no seu estudo (Solomon, 2004; Strongman, 1996) e na definição das suas contribuições para o desenrolar davida humana e mecanismos de construção do conhecimento. A Antropologia, por seu lado, tem estudado a ligação entre as emoções e a dimensão cultural das sociedades e a História tem desenvolvido esforçosno sentido de descrever o curso do interesse pelas emoções. Enquanto que a Sociologia se tem preocupado em perceber a relação entre o funcionamento emocional e a pertença a grupos sociais (Kemper,2004).

Existe uma grande dificuldade em definir as emoções e esta é uma dificuldade que irá permanecer.

Etiologicamente a palavra “emoção” que tem origem no verbo emovere, que significa pôr emmovimento.
Deste modo:
• As nossas emoções põem-nos em movimento, fazem-nos agir;
• São o motor dos nossos comportamentos;
• Os movimentos gerados pelas emoções não são só externos são também geradosdentro de nós;
• A emoção é um estado afectivo que comporta sensações agradáveis ou desagradáveis que está relacionado com a situação implícita;

Levenson (1994), define as emoções como fenómenospsicológicos de curta duração que representam modos eficientes de adaptação às exigências colocadas pelo meio ambiente.
Sob o ponto de vista psicológico as emoções alteram a atenção, determinam quecertos comportamentos passem a ocupar o topo de uma determinada hierarquia de respostas e activam aspectos relevantes de redes associativas que estão memorizada.
Sob o ponto de vista fisiológico asemoções organizam de uma forma rápida as respostas de sistemas biológicos diferentes, desde a expressão facial, o tonus muscular e a voz até à actividade do sistema nervoso vegetativo e endócrino, de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS