Ficamento-Crioullos

Páginas: 2 (441 palabras) Publicado: 22 de mayo de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
CURSO DE LETRAS/ESPANHOL
DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: DRª. AILMA
ALUNA:ELENETE LEAL DE SOUSA
DATA:04 DE ABRIL DE 2011
PEREIRA, Dulce.Crioulos de base portuguesa
* Processo de formação (Crioulização) * Os crioulos são línguas naturais, de formação rápida, criadas pela necessidade de expressão e comunicação plena entreindivíduos inseridos em comunidades multilingues relativamente estáveis. Procurando superar a pouca funcionalidade das suas línguas maternas, estes recorrem ao modelo imposto (mas pouco acessível) da línguasocialmente dominante e ao seu saber linguístico para constituir uma forma de linguagem veicular simples, de uso restrito mas eficaz, o pidgin, que posteriormente é gramaticalmente complexificada elexicalmente expandida, em particular pelas novas gerações de crianças que a adquirem como língua materna, dando origem ao crioulo. * Contacto com uma língua de prestígio * Em Áfricaformaram-se os Crioulos da Alta Guiné (em Cabo Verde, Guiné-Bissau e Casamansa) e os do Golfo da Guiné (em S. Tomé, Príncipe e Ano Bom).
Classificam-se como Indo-portugueses os crioulos da Índia (de Diu,Damão, Bombaim, Chaul, Korlai, Mangalor, Cananor, Tellicherry, Mahé, Cochim, Vaipim e Quilom e da Costa de Coromandel e de Bengala) e os crioulos do Sri-Lanka, antigo Ceilão (Trincomalee e Batticaloa,Mannar e zona de Puttallam). Quanto a Goa (na Índia), é discutível se aí se terá formado um crioulo de base portuguesa. Theban (1985) e Tomás (1995) consideram, contrariamente a Holm (1989) e Clemens(1996, 2000), que a pressão muito forte do português, língua oficial e de instrução, teria impedido a formação de um crioulo em Goa.
Na Ásia surgiram ainda crioulos de base portuguesa na Malásia(Malaca, Kuala Lumpur e Singapura) e em algumas ilhas da Indonésia (Java, Flores, Ternate, Ambom, Macassar e Timor) conhecidos sob a designação de Malaio-portugueses. * Língua franca, pidgin,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS