Fraudes eletrônicas - cartões de crédito

Páginas: 6 (1458 palabras) Publicado: 28 de enero de 2012
FRAUDES ELETRÔNICAS – CARTÕES DE CRÉDITO

Denise Rivera

A tecnologia avançada dos cartões magnéticos (cartões de crédito, cartões de débito, vale refeição, vale combustível) aliada à praticidade e comodidade, além da maior aceitação no comércio, são fatores que estimulam o crescimento do número de transações realizadas com este tipo de documento, conhecido como “dinheiro de plástico” ou“dinheiro eletrônico”. Atualmente o cartão de crédito é o meio mais utilizado para pagamento de compras e serviços.

O aumento do número de casos de fraudes envolvendo adulterações de cheques (delaminação, adulteração do valor por acréscimo, ou por lavagem com substâncias químicas) e a insegurança da população em andar com dinheiro na carteira, também são fatores que levaram o consumidor autilizar com maior freqüência, os cartões de débito/crédito.

As principais bandeiras de cartões de crédito são VISA, MASTERCARD, AMEX e DINERS, as quais se filiaram aos Bancos, criando cartões multifuncionais, utilizados como cartões bancários e cartões de crédito e/ou de débito (VISA ELETRON / REDE SHOP).

Os cartões são confeccionados em material plástico (PVC, Poliestireno e ABS), einicialmente apresentavam o número de identificação inscrito em alto relevo no anverso. Depois, foram passados para a tarja magnética os dados do cartão e senha, cuja leitura só é possível em máquinas eletrônicas conhecidas como POS (Points of Sale).

As administradoras de cartões procuram desenvolver técnicas que introduzam maior segurança ao produto, mantendo a facilidade de uso por seus associados.Há necessidade de preservar a credibilidade quanto à segurança nas transações com cartões de crédito.

No entanto, as fraudes envolvendo cartões de crédito continuam ocorrendo, em proporções crescentes. Os estelionatários se aprimoram a cada dia, utilizando conhecimentos de informática, com clonagem de dados da tarja magnética do cartão, uso de modernos e complicados equipamentos montados noscaixas eletrônicos, obtendo sucesso nos golpes praticados junto ao comércio, lesando clientes e estabelecimentos.

A bandeira VISA, em convênio com o Banco do Brasil e o Bradesco, começou a implantar um microship (Smart Card) no cartão magnético, que permite o armazenamento de milhares de informações, inclusive informações pessoais (fotografia e assinatura).

O Banco do Brasil lançou oVisa Electron, que pode ser utilizado em qualquer estabelecimento credenciado à rede VISA conectado a um terminal eletrônico POS. Para usar basta passar o cartão na maquineta, conectada “on line” à conta bancária, e digitar a senha.

Características dos cartões de crédito:

1) São confeccionados em suporte plástico (PVC, Poliestireno e ABS).
2) Os caracteres decorativos são impressos emofsete ou pelo processo serigráfico (silk screen).
3) Números estampados em relevo, ou impressos no anverso do cartão.
4) Números se repetem no verso do cartão, acima da tarja para assinatura autorizada.
5) Tarja magnética, onde estão gravados os dados do cartão (número, nome do titular, data de validade, limite de crédito, senha).
6) Tarja para aposição da assinatura (fundo desegurança)
7) Holograma.
8) Imagem latente – reagente à UV.
9) Bandeira da administradora do cartão – VISA, CREDICARD, AMEX, DINERS.
10) Recobertos por camada plástica transparente, que confere textura e brilho ao cartão (laminação).
11) Acabamento – corte do cartão nas dimensões estipuladas.

Os estabelecimentos realizam operações através de sistema manual ou on line, sendonecessária a apresentação do cartão para efetuar a operação.

1) No sistema manual, o cartão de crédito é decalcado em maquineta apropriada, sendo a autorização obtida por telefone, após prévia informação de dados do estabelecimento solicitante e do cartão de créditos utilizado.

2) No sistema on line o cartão de crédito é utilizado em terminal eletrônico (POS), sendo autorizada a operação e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Crédito documentario y carta de crédito
  • carta credito y tarjeta credito
  • Cartas de credito
  • Cartas De Credito
  • Cartas De Credito
  • cartas de credito
  • CARTA DE CREDITO
  • Carta De Credito

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS