Graduação E Especialização

Páginas: 30 (7261 palabras) Publicado: 25 de octubre de 2012
1 Almanaque: Modernidade e Memória Introdução: A sociedade contemporânea tem sido hoje construída, teorizada em uma cosmologia pós-moderna, que se caracteriza pelo aumento frenético da velocidade, resultando em uma nova conceituação do tempo e do espaço, que tem se exprimido no agora, no instante, no presente, formando uma sociedade e uma produção acadêmica desta, descontinuada e fragmentada,refletindo o próprio desvenero e a apreensão pelo agora dessa sociedade. (PACANO, 2005, p.41). Neste modelo, observamos uma sociedade dirigida pelo consumo e pelo presente, que Milton Santos denomina como a perversidade e o totalitarismo da globalização (SANTOS, 2000), que esta conduzindo para “o pesadelo da amnésia coletiva”, a falta de uma identidade coletiva, uma desterritorialização do sujeitosocial. Neste espaço não preenchido o mercado tem se aproveitado criando mercadores da memória, tornando-a um bem de consumo que vende bem, e da uma falasa impressão de laço ou identidade. (LE GOFF,1990, p. 472 e 473). Esta problemática é discutida por LE GOFF, e ressalta que o historiador não deve seguir a pressão deste mercado e da mídia:
Os historiadores davam a fórmula das "grandes mitologiascoletivas", "ia-se da história à memória coletiva". Mas toda a evolução do mundo contemporâneo, sob a pressão da história imediata em grande parte fabricada ao acaso pelo media, caminha na direção de um mundo acrescido de memórias coletivas e a história estaria, muito mais que antes ou recentemente, sob a pressão dessas memórias coletivas. (LE GOFF, 1990, p. 472).

Este tem sido o desafio e ochamado da denominada historia nova, restituir a memória coletiva, numa perspectiva da historia vista de baixo, uma história que almeja a compreensão de identidades. (BURKE, 1992, 59-60). GOFF bem define:
A história dita "nova", que se esforça por criar uma história científica a partir da memória coletiva, pode ser interpretada como "uma revolução da memória" fazendo a cumprir uma "rotação" em tornode alguns eixos fundamentais: "Uma problemática abertamente contemporânea... e uma iniciativa decididamente retrospectiva", "a renúncia a uma temporalidade linear" em proveito dos tempos vividos múltiplos "nos níveis em que o individual se enraíza no social e no coletivo" (lingüística, demografia, economia, biologia, cultura). (LE GOFF, 1990, p. 473).

Assim como novamente LE

Por isso nossoestudo que almeja criar uma identidade, para isso partira da memória coletiva e de seus objetos, para assim seguirmos os fios e as tramas deixadas por Teseu para sairmos deste labirinto da historia-problema. (GINZBURG, 2007, p. 7-

2 14). Para isto devemos ter uma “referência à escala reduzida de observação” (GINZBURG, 2007, p. 249), que é o prefixo da micro história, permitindo nesta escala“... sem duvida, somente nesta escala, podem ser compreendidas, sem redução deterministas, as relações entre sistemas de crenças, de valores e de representações, por um lado, e o pertencimento social, por outro” (CHARTIER IN GINZBURG, 2007, p.262). Nesta referência, estaremos observando, Ribeirão Preto, na primeira República, na década de vinte, tentando sair das generalizações do mundo do café, suasdeterminações do mando e desmando, de alguns teóricos e da mídia, para darmos ouvidos outras vozes sociais corresponde da Memória coletiva, nos permitindo enquadrar corretamente nosso foco, vermos por completo as tramas sociais da cidade. Para encontramos o rastro da memória coletiva estaremos analisando o almanaques, de 1914, 1922 de Guião e assim entendermos a mudanças na de 1927 de AntônioDias, que são uma representação social privilegiada, já que são dadas pelo próprio espectador, que expressa a cidade vivida(PESAVENTO, 2002, 392). Pois como Roger Chartier define o olhar do espectador e do leitor dos almanaques:
As formas são multiplicas: cadernos segredos e de receitas, registros de contas, diários de família, correspondência, relatos da vida. Esses objetos escritos testemunham...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Graduaçao

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS