Hipersensibilidade

Páginas: 7 (1716 palabras) Publicado: 16 de mayo de 2012
O que é hipersensibilidade?

O termo hipersensibilidade é aplicado quando uma resposta adaptativa ocorre de forma exagerada ou inapropriada, causando reações inflamatórias e dano tecidual. A hipersensibilidade é uma característica de um individuo e não se manifesta no primeiro contato com o antígeno indutor da reação de hipersensibilidade, mais geralmente aparece em contatos subseqüentes, asreações de hipersensibilidade podem ser divididas didaticamente em quatro tipos (I, II, III, IV) os três primeiros tipos são mediados por anticorpos, enquanto que o quarto tipo é mediado primariamente por células T e macrófagos.

As reações de hipersensibilidades do tipo IV, ou de hipersensibilidade tardia dependem de diversos eventos que caracterizam a resposta imunológica celular e envolvem umnúmero significativo de células recrutadas. Outra forma de hipersensibilidade celular é a dermatite de contato, que apresenta lesões mais papulares.



[pic]

Hipersensibilidade do Tipo I

As reações de hipersensibilidade tipo I são desencadeadas pela ligação da droga ou do hapteno a duas moléculas de IgE especifico, que, por sua vez, ligam-se aos receptores Fcε nos mastócitos.

Após aligação de IgE aos receptores de mastócitos, ocorre sua degranulação e ativação, com liberação de histamina e outros mediadores de inflamação pré-formados e neoformados, responsáveis pelas manifestações clinicas: urticária, angioedema, broncoespasmo e anafilaxia.

Os mecanismos propostos para esse tipo de reação envolvem um período de exposição que, provavelmente, favoreça a resposta de linfócitosdo tipo Th2 e a produção de IgE. O processo de sensibilização se inicia com a entrada do corpo estranho em uma célula apresentadora de antígeno.

Mastócitos podem ser iniciados por outros estímulos tais como exercício, stress emocional, agentes químicos (ex. meio de revelação fotográfica, ionóforos de cálcio, codeína, etc.), anafilotoxinass (ex. C4a, C3a, C5a, etc.). Essas reações, mediadas poragentes sem interação IgE-alergeno, não são reações de hipersensibilidade embora elas produzam os mesmos sintomas.

A reação é amplificada por PAF (fator ativador de plaquetas) que causa agregação plaquetária e liberação de histamina, heparina e aminas vasoativas. Fator quimiotáctico eosinofílico de anafilaxia (ECF-A) e fatores quimiotácticos de neutrófilos atraem eosinófilos e neutrófilos,respectivamente, que liberam várias enzimas hidrolíticas que provocam necrose. Eosinófilos podem também controlar a reação local pela liberação de arilsulfatase, histaminase, fosfolipase-D e prostaglandina-E, embora este papel dos eosinófilos seja questionado.

Nucleotídios cíclicos parecem ter papel significante na modulação da reação de hipersensibilidade imediata, embora sua função exata aindanão seja compreendida. Substâncias que alteram os níveis de AMPc e GMPc alteram significantemente os sintomas alérgicos. Assim, substâncias que aumentam AMPc intracelular parecem aliviar os sintomas alérgicos, particularmente os bronco-pulmonares, e são usados terapeuticamente. Contrariamente, agentes que diminuem AMPc ou estimulam GMPc agravam essas condições alérgicas.

Um dos exemplos maiscomuns de reação de hipersensibilidade é a urticária. Ocorre com maior freqüência devido a reação do Tipo I, embora a do tipo III e reações pseudo-alergicas podem ocorrer. Nas reação anafilactóides, determinadas drogas podem causar degranução direta dos mastócitos sem a participação de IgE e de uma primeira exposição sensibilização prévia.

Usualmente, as lesões são constituídas por pápulaseritematoedematosas, pruriginosas, cujo o eritema desaparece a digitopressão. As lesões são evanescentes e, em geral, desaparecem ou alteram de lugar em 24h. Iniciam-se, rapidamente, após o inicio da medicação e involuem quando a droga é retirada. Vale ressaltar que o angiedema, conhecido como edema, agioneorotico ou edema de Quincke, pode, frequentemente, acompanhar a uricaria, em alguns pacientes ou...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Hipersensibilidade Mediada Por Inmunocomplejos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS