Homeostase

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 15 (3710 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
HOMEOSTASE
O corpo humano é composto de vários sistemas e órgãos, cada um constituído de milhões de células. Estas células necessitam de condições relativamente estáveis para funcionar efetivamente e contribuir para a sobrevivência do corpo como um todo. A manutenção de condições estáveis para suas células é uma função essencial do corpo humano, a qual os fisiologistas chamam de homeostase.
Ahomeostase é uma condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos. É a estabilidade interna do organismo, é um meio propicio para as funções corporais e é a relação de proporcionalidade do organismo.
O meio interno refere-se ao fluido entre as células, chamado de líquido intersticial (intercelular).
        Um organismo é dito em homeostase quando seu meiointerno contém:
* a concentração apropriada de substâncias químicas, 
* mantém a temperatura 
* e a pressão adequadas. 

Estresse e homeostase
Quando a homeostase é perturbada, pode resultar a doença. A homeostase pode ser perturbada pelo estresse, que é qualquer estímulo que cria um desequilíbrio no meio interno.  O estresse pode originar-se no meio externo na formade estímulos tais como o calor, o frio ou falta de oxigênio.  Ou o estresse pode originar-se dentro do corpo na forma de estímulos como pressão sanguínea alta, tumores.
A lesão celular reversível ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo (estresse) sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.
A lesãocelular é irreversível quando a célula torna-se incapaz de recuperar-se depois de cessada a agressão, caminhando para a morte celular.
Apoptose ou Morte Celular Programada é um tipo de "autodestruição celular". Condiçoes de estressem (falta de nutrientes, hipoxia, exposição a raios UV ou radiação podem induzir uma celula à apoptose.

Mecanismo de controle ( = compensatorio corrigir oproblema adaptação)
Os mecanismos homeostáticos do corpo estão sob o controle dos sistemas nervoso e endócrino (são os principais sistemas envolvidos no controle da homeostase). O sistema nervoso regula a homeostase pela detecção dos desequilíbrios do corpo, e pelo envio de mensagens (impulsos nervosos) aos órgãos apropriados para combater o estresse.  O sistema endócrino é um grupo de glândulasque secretam mensageiros químicos, chamados de hormônios, na corrente sanguínea. Enquanto os impulsos nervosos coordenam a homeostase rapidamente, os hormônios atuam de forma mais lenta.

Aferência & Eferência
Aferência = informação que chega ao SNC
Eferência= informação que sai do SNC

FEEDBACK
Quando ocorre a mudança de uma variável, o sistema pode reagir segundo dois tipos defeedback:
O feedback negativo é o principal mecanismo compensatorio (98% dos processos do nosso corpo) neste sisitema a resposta combate o estimulo inicial, retornando aos valores de base. Reverter a direção da mudança, o estímulo bloqueia o seu próprio "estimulador".
Estimulo contrario Resposta

No feedback positivo, a resposta amplifica a mudança da variável. Neste sistemaa resposta aumenta o estimulo inicial, gerando um ciclo que é quebrado apenas com um evento esterno.

Estimulo aumenta Resposta

EX: Hiperglicemia e Hipoglicemia
O cerebro identifica a concentraçao de açucar no sangue,
Se o nivel estiver baixo o pancreas libera glucagon e o figado descarrega glicose no sangue reestabelecendo a homeostase.
Se o nivel estiver alto o pancreaslibera insulina e as celulas absorvem a glicose do sangue reestabelecendo a homeostase.
A informaçao é processada no cerebro e efetuada pelo pancreas que por sua vez libera insulina ou glucagon dependendo do estimulo que receber.
Nestes dois casos o estimulo é anulado pela resposta. é o que chamamos de Feedback Negativo.

EX: Nascimento do bebe
O bebe pressiona a entrada do utero com o seu...
tracking img