Os paradoxos do horror

Páginas: 5 (1163 palabras) Publicado: 8 de abril de 2011
Os paradoxos do horror
Alvaro A . L. Domingues

O menino assustado não desgruda os olhos da TV. A mãe sabe que ele terá pesadelos e o chama para ir deitar, mas ele se recusa. Quer ver até o final.

Esta cena parece comum. Lembramos que nós mesmos poderíamos ser aquele menino e mesmo hoje ainda nos assustamos com um ataque do Alien, ou sentimos calafrios a ver A Hora do Pesadelo ou sentimos asensação de suspense ao ver um episódio de Além da Imaginação, ainda que tenha efeitos especiais extremamente toscos.
Diante desta constatação, surgem duas perguntas básicas:
1) Por que sentimos medo, suspense ou angustia diante de uma história que sabemos ser falsa?
2) Por que procuramos este tipo de literatura ou cinema, se sabemos que ela nos causará algum tipo de desprazer?
O fato de seexistir histórias de terror desde quando um homem de Cromagnon assustou seus companheiros de caverna aumentando um pouco o tamanho do tigre de dentes de sabre que o perseguiu, nos mostra a solidez deste gênero de histórias.
Tenho lido ou visto ao longo de minha vida vários livros e filmes que de uma forma ou outra se enquadram nestes gêneros. Também tive contato com várias teorias que tentamexplicar este tipo de fenômeno, desde obras de filosofia e psicologia a prefácios de livros deste gênero de literatura. O que não me torna uma autoridade no assunto, mas pelo menos um leitor bem informado. E nesta categoria é que pretendo discorrer.
Uma das respostas possíveis à primeira pergunta é “a suspensão temporária da realidade”, que ocorre em qualquer obra de ficção. Se assim não fosse, nãopoderíamos lidar com nenhum tipo de ficção, pois sequer riríamos de uma boa piada...
Esta suspensão não é plena, pois sabemos que se fecharmos o livro ou mudarmos de canal o monstro não estará mais ali (do contrário, seríamos sérios candidatos a uma consulta ao psiquiatra).
Como parte ou complemento desta suspensão, temos a identificação com os personagens (o herói, a vítima, o narrador ou atéo monstro). Muitas vezes nos surpreendemos nos dizendo “isso poderia estar acontecendo comigo”.
Apesar desta identificação, o nosso sentir muitas vezes não é o que o personagem pode estar sentindo. O detetive, no encalço de um assassino, passa por várias emoções, mas nunca o suspense (esta é uma emoção típica de um espectador, que às vezes sabe mais que o personagem). Mas outras, como o medo, arepulsa, alguns tipos de susto e o desejo sexual podem estar ligados diretamente ao personagem ao qual nos identificamos.
Isso parece ter respondido à primeira questão.
Entretanto, a literatura que explora o suspense, o terror ou o horror lida com emoções profundamente negativas. Será que nós, leitores de Drácula, somos todos masoquistas?
Claro que não!
Podemos elencar alguns motivos pelosquais nos aproximamos de uma obra deste estilo.
1) Fuga da vida moderna. Nosso corpo e nossas emoções estão preparadas para uma vida nas selvas, onde podemos ser vítimas ou predadores durante nossa busca pelo alimento. Porém estes problemas foram resolvidos e em vez de correr atrás do antílope ou fugir do leão, vamos ao mercado e compramos um bife e o único leão que enfrentamos é o do imposto derenda. Todavia sentimos falta desta vida pela qual fomos preparados ao longo de milhões de anos e buscamos isso nos livros e filmes de suspense e terror.
2) Experiência de transcendência. Esta é a tese de Lovecraft. Um bom enredo de terror nos coloca frente a frente com nosso medos primais, a ponto de termos a mesma experiência de um homem primitivo diante dos fenômenos da natureza. O racionalismonos tira o medo do trovão que um homem das cavernas teria, mas ao empregarmos “a suspensão temporária da realidade”, podemos atingir este mesmo estágio e termos o medo primal diante de Cthulhu ou outro monstro similar.
3) Rito de passagem. Uma boa parte principalmente dos filmes de terror e horror é voltada pra o público adolescente, que quer provar para o seu grupo que tem coragem e demonstra...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • horror
  • horror
  • Horror
  • horror
  • Horror
  • El horror
  • Dark Paradox
  • Paradox en red

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS