Peregrinações Budistas

Páginas: 12 (2809 palabras) Publicado: 28 de enero de 2013
Universidade do Minho
Estudos Culturais
Turismo Religioso

Peregrinações Budistas:
Os quatro lugares sagrados

“As peregrinações fazem parte de quase todas as religiões. Os fiéis partem na esperança de encontrar a virtude e ganhar mérito. Os budistas visitam lugares onde um mestre espiritual meditou.”
(Dalai Lama, Valores das peregrinações, 2007)



1

As peregrinações são jornadasa um lugar considerado sagrado e fazem parte de quase todas as religiões e culturas, desde os tempos mais antigos até aos dias de hoje. Nestas jornadas os fiéis e devotos procuram satisfazer um objetivo espiritual, obter respostas para questões relacionadas com a natureza do ser. No Budismo o objetivo espiritual é, na maior parte das vezes, alcançar o nirvana. Este é uma meta do próprio budismo,é o atingir a paz absoluta, a iluminação, extinguir o fogo das paixões e do ego, ultrapassar a necessidade do apego e do desejo. Esta religião e filosofia de vida foi fundada pelo príncipe, do que é agora o Nepal, Sidarta Gautama, mais conhecido por Buda, “o desperto”. Ele nasceu aproximadamente 600 anos antes de Cristo na Índia, e ele próprio foi um peregrino. De acordo com biografias populares,por volta dos seus trinta anos Gautama saiu do seu palácio e abandonou a sua vida luxuosa para enfrentar as suas inquietações. Até então ele era despercebido do sofrimento do mundo, todavia um dia viu um idoso e compreendeu que todas as pessoas envelhecem, depois viu um doente, um corpo em decomposição e um asceta, e estas visões tiveram um profundo impacto na sua vida. Foi então que sentiu que ariqueza material não era o objetivo final da vida, e dedicou-se ao ascetismo. Primeiro pediu esmolas nas ruas, e então através do ascetismo extremo procurou atingir a iluminação, o que não funcionou e então seguiu o Caminho do Meio, o caminho para a moderação. Aos trinta e cinco anos alcançou a iluminação espiritual, e aí entendeu as causas do sofrimento e como supera-lo. Após a criação da suadoutrina, Gautama – Buda, percorreu o país, até aos seus últimos dias, divulgando-a. É em torno da sua vida que se encontram os quatro locais sagrados das peregrinações budistas. Lumbini é o local sagrado do seu nascimento, Bodhgaya é o local sagrado onde este alcançou a iluminação, Sarnath é o local sagrado onde este deu o seu primeiro sermão após ter criado a sua doutrina e em último lugar,Kushinagar, o local sagrado onde o morreu o príncipe. Nas páginas que se seguem encontra-se a história e a importância espiritual, social e cultural destes quatro locais, de modo a compreender o que estes lugares representam assim como o motivo pelo qual são dos mais escolhidos pelos seguidores desta doutrina, mesmo considerando o elevado número de escolhas que estes têm ao seu dispor.

2

Começandopelo local do seu nascimento, Lumbini, no Nepal. Aqui Sidarta Gautama foi prisioneiro dos prazeres da faustosa vida no palácio. Contudo, os luxos da vida de nobre deixaram de trazer felicidade, o quotidiano começou a criar desgosto, o que o levou a sair do palácio, e por consequente colocou-o em contacto com o sofrimento do mundo, com a velhice – o tempo; com as desvantagens da vida – a desordem;a doença e a morte – o decurso da vida. Quando pela primeira vez viu um viajante asceta que estava tão pacificamente distraído que estava avulso ao lado negativo da vida, decidiu dar esse mesmo rumo à sua vida e tentar superar a doença, a velhice e a morte. Atualmente Lumbini é um dos locais mais importantes não só para peregrinos, mas para todos os seguidores da doutrina de Gautama. Chega a serconsiderado por muitos a Meca para os Budistas, e classificada pela UNESCO como património da humanidade. Lá foram construidos vários templos budistas e santuários de várias nações. O templo mais importante é Maya Devi, que consagra o local exato do nascimento do Buda. A sua arquitetura é simples mas protege as ruínas antigas. Peregrinos de todo mundo visitam Lumbini e ficam sentados debaixo das...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • budistas
  • budista
  • Budista
  • Receta budista
  • los mudras budistas
  • Religion budista
  • Budistas Europeos
  • fundamentos budistas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS