Relações Internacionais

Páginas: 16 (3933 palabras) Publicado: 15 de noviembre de 2012
[pic]

CONHECENDO A PROFISSÃO DO INTERNACIONALISTA

Bruna Fernanda Matos da Silva
Haifa Wahid Ahmad
Gustavo Ricciuti
Júlia Fernandes Canton
Paulo Guilherme Aguilar da Silva[1]




RESUMO



Com o passar dos anos, a profissão de Internacionalista vem crescendo e o espaço que consquista é amplo, este trabalho traz a atuação do internacionalista especificadamente em empresaspúblicas e em organizações não governamentais. O trabalho proposto pela Universidade do Sul de Santa Catarina tem o intuito de inteirar os alunos, da primeira fase de Relações Internacionais, nos caminhos que poderão ser tomados após a graduação. Com entrevistas e pesquisas sobre a história das empresas escolhidas pelo grupo - a Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC), SC –Parcerias S/A e a ONG Médicos Sem Fronteiras, conclui - se que nos dias de hoje o internacionalista tem muitas possibilidades de atuação, nas ONG’s fazendo o papel de administrador, economista e também analista de temas internacionais, e em empresas públicas como analista, consultor e internacionalista.


Palavras-chave: Internacionalista. Relações Internacionais. ONG’s. Empresas públicas.1 INTRODUÇÃO



Atualmente, a política mundial não é mais centralizada como foi no sistema feudal. Neste período havia vários senhores feudais, proprietários de grandes extensões de terra, os feudos. Cada um era autoridade máxima e absoluta, assumia o papel de administrador, juiz e chefe militar; cada um em seu “Estado” particular. Muito diferente de hoje, os Estados estão direta eindiretamente ligados, tanto por idiomas e fronteiras quanto por acordos e tratados, interesses políticos e sociais e blocos econômicos.
O internacionalista está presente nessa ligação. O profissional de Relações Internacionais pode focar se na política externa de tal Estado, mas também pode optar pelo conjunto estrutural das interações entre os atores internacionais, que são especialmenteos Estados, as empresas transnacionais – antigamente denominadas multinacionais – públicas, organizações internacionais e as organizações não-governamentais – ONGs.
Nessa primeira fase deste trabalho, vamos focar nosso estudo em empresas públicas brasileiras que podem exercer atividade econômica ou prestação de serviços como a Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina(UDESC) e a SC Parcerias, e também focaremos no terceiro setor, representado por ONGs, que têm finalidades públicas e desenvolvem ações diversas e dependem da opinião e da ajuda da população, nesse caso, a organização Médicos Sem Fronteiras, para conhecer a atuação do internacionalista nas respectivas situações. Esse tema nos foi colocado para nos ajudar a entender as diferentes opções a seguirapós a graduação e aprendizados para a vida profissional. Mas conhecer a profissão do internacionalista é um ganho não somente para os futuros profissionais, mas também para algumas empresas, que por ainda não conhecerem muito bem a função, a veem como desnecessária, mas esse fato não se deve a uma deficiência empresarial, já que Relações Internacionais é uma formação relativamente nova. Nossafunção, por intermédio desta pesquisa, é mostrar a importância social e econômica que tem um profissional de Relações Internacionais nos diferentes setores de atuação do mercado, para conhecermos suas diferentes funções, para termos noção de como é trabalhar na área, para até mesmo descobrirmos qual é a vantagem de ter um profissional de Relações Internacionais em uma empresa.
Então, para conheceras diferentes funções do internacionalista em uma empresa pública e no terceiro setor do Brasil para o mundo, realizaremos uma pesquisa de estudo de casos nas duas empresas públicas e em na ONG, e o levantamento de dados partirá de livros, pesquisas na internet e entrevistas semi-estruturadas com os Internacionalistas responsáveis das empresas. E assim, responderemos e entenderemos tudo o...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • O mel e as relacoes internacionais na materia de negocios internacionais
  • Relações Internacionais No Século Xx
  • Dicionário De Relações Internacionais
  • Relac Comer
  • Relac Humanas
  • Relac. int
  • Conectivos Y Relac
  • Relac Humnas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS