Reseña emilie de rosseau

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (375 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 8 de enero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Parte I

O livro Émile foi escrito por Rousseau em 1792. É um tratado Filosófico sobre a natureza do Homem, aborda temas políticos e filosóficos. O autor pretendia que ele mudasse o pensamentoOcidental sobre a educação.
O texto divide-se em cinco livros, os três primeiro são dedicados á infância de Émile, o quarto á sua adolescência e o quinto á educação de Sofia, a “mulher ideal” e futuraesposa de Émile.
O livro de Émile não é um guia detalhado de educação, mas refere uma forma de educação totalmente revolucionária e fora dos convencionalismos tradicionais. Este livro acusa o sistematradicional de ensino e os métodos utilizados.
Rousseau refere no seu livro Émile que a melhor forma de educar uma criança é através da natureza, só ela nos pode ensinar os melhores métodos deaprendizagem.
Ao longo do texto, o autor manifesta ser contra a repreensão e o castigo das crianças. Segundo Rousseau, a criança não deve fazer nada por obrigação mas sim por necessidade. Também expõem aideia de que o professor (tutor) não deve ensinar nenhuma lição formal, o melhor método de aprendizagem é a própria experiência.
Considero que esta obra é um tratado muito importante sobre a forma deeducar uma criança. Ao colocarmos de lado os métodos tradicionais, a criança pode aprender através do que a rodeia. Desta forma, desenvolve os seus sentidos, explora a natureza e experimenta ser um“Cidadão Livre”.
Algo que me parece muito interessante e que se relaciona com o que acabo de mencionar, é a forma como tratamos as crianças. Ainda hoje não os deixamos aprender naturalmente, por vezesesquecemo-nos que são crianças e devem ser educadas como tal. Segundo o autor, temos de prestar mais atenção aos seus interesses e ás suas características, muito importantes da etapa dedesenvolvimento em que se encontram.
A educação que propõem Rousseau é uma educação integral, ou seja: refere-se a todos aqueles que desempenham um papel importante na vida da criança. Desta forma, rompe-se...
tracking img