Socio Contextualizaçao

Páginas: 10 (2390 palabras) Publicado: 1 de marzo de 2013
Contextualização Sócio-política da Obra de W.Reich
Autor: Marcia Oliveira e colaboradores

Esse artigo contextualiza a obra sócio política de Wilhelm Reich, que encontrou sua expressão mais clara e desenvolvida em seu trabalho no campo da saúde mental. 
Eleusa Tenório – AABPP - 11146 
Lilian Lucia de Oliveira - CRP – 15 / 2448
Márcia Oliveira – CRP - 06 / 4674 
( ESPAÇO WILHELM REICH –AL/SP )

Francisco Borba Coelho – CRP – 06 / 3936 
( CLÍNICA FRANCISCO )

Reich (1897-1957) foi um cientista comprometido com as questões humanas, que sempre entendeu a realidade individual dentro do seu contexto social. Para tal, transitou pelos domínios da biologia, psicologia, antropologia, sociologia e física interligando-os sempre.
No âmbito sócio político, sua pesquisa foi fundamentada emum conjunto de referências relativas às sociedades primitivas, ao anarquismo, ao socialismo, e à democracia. Dos seus estudos sobre etnologia ele enfatizou as questões da vida comunitária, da liberdade sexual e do amor natural; do anarquismo, o exercício da liberdade pessoal e o conceito de autogestão social e da democracia a possibilidade de participação nas decisões sociais. 
Suas propostaspara uma sociedade orientada pela auto regulação biológica (enquanto indivíduo) e pela auto gestão social (enquanto comunidade), são encontradas principalmente nas obras: La Irupcion de La Moral Sexual; Combate Sexual da Juventude; A Revolução Sexual; Psicologia de Massas do Fascismo; People in Trouble; Escuta, Zé Ninguém! e O Assassinato de Cristo. 

Vamos entender um pouco mais sobre isso: Reich trabalhou com Freud de 1920 a 1934 e embora fosse um médico bastante comprometido com a causa da Psicanálise, a atmosfera política da época causava-lhe grande impacto: a Europa estava conturbada pelos efeitos da 1ª guerra mundial (1918-1927), havia também a influência da revolução russa (1917) e ainda os muitos ativistas socialistas austríacos bem como as discussões sobre marxismo.
Por estaépoca, Reich trabalhava na Policlínica Psicanalítica de Viena que oferecia tratamento gratuito às pessoas que não podiam pagar. Ao invés de se isolar em um consultório particular ,como fazia a maioria de seus colegas, Reich se interessou pela saúde mental do proletariado. Entretanto, a prática mostrou que era muito complicado aplicar a Psicanálise nesses pacientes. Reich se perguntava como poderiabuscar a origem dos problemas psíquicos na infância, se por toda a vida o paciente viveu na miséria ou num trabalho escravizador ? Ou ainda, como falar por exemplo em Complexo de Édipo, quando pais e filhos dormiam no mesmo cômodo, sem qualquer privacidade. Então, Reich foi percebendo que para tratar essas pessoas, seria necessário criar um tipo de clínica que pudesse ter uma função educacional eorientadora para ajudar esses pacientes a lidar com o tipo de problemas que eles traziam nas suas consultas. Então em janeiro de 1929, formou a Sociedade Socialista para Consulta Sexual e Pesquisa Sexológica e sob essa coordenação, foram abertas seis novas clínicas de higiene mental com o objetivo de gratuitamente orientar as pessoas em questões relativas a criação de filhos, problemas conjugais,métodos contraceptivos, dificuldades sexuais e educação sexual, além de palestras e discussões em grupo sobre esses temas. 
Paralelamente, sua vida política se fazia cada vez mais ativa e em 1928, após assistir a um massacre de trabalhadores pela polícia, numa greve em Viena, ingressou no Partido Comunista Austríaco, atuando como médico. Reich questionava as razões que levaram os policiais aatirarem a esmo, sem considerarem se atingiriam homens, mulheres ou crianças e sobretudo, por que a multidão não reagiu a isto, uma vez que estava em número bem maior? Todos pareciam agir como máquinas. Onde estaria então o instinto de vida nessas pessoas? Neste mesmo ano (1928) fundou em Viena a Sociedade Socialista para Aconselhamento e Pesquisa Sexual. 
Em decorrência dessa prática clínica, Reich...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Socio
  • socio
  • Socio
  • Socio
  • socio
  • Socios
  • Socio
  • Socios

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS