Trabalho Desenvolvimento Da Economia Nacional X Comércio Exterior

Páginas: 6 (1449 palabras) Publicado: 21 de agosto de 2011
UNIABEU
Hellen Salazar
Cristiane Sobreira
Alan Luís
Yuri Valinhos

TRABALHO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA NACIONAL X COMÉRCIO EXTERIOR

ANGRA DOS REIS
2010
UNIABEU
Hellen Salazar
Cristiane Sobreira
Alan Luís
Yuri Valinhos

TRABALHO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA NACIONAL X COMÉRCIO EXTERIOR

Trabalho apresentado em cumprimento a exigência parcial da disciplina deEconomia II, Uniabeu - Campus 4.

Professor: WAGNER ALMEIDA PEREIRA

ANGRA DOS REIS
2010

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4
2 DADOS FINANCEIROS 4
3 BIBLIOGRAFIA 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, dissertar sobre o desenvolvimento da economia nacional, fazendo uma analogia frente ao comércio exterior, considerando dados fornecidos pelo professor em sala de aula. Desta forma,fornecendo um panorama econômico do Brasil, e suas relações comerciais internacionais.

DADOS FINANCEIROS

A moeda brasileira sofre variações de valores frente ao dólar, mediante as taxas de importações e exportações, sendo influenciada ainda diretamente pela inflação. A moeda brasileira não sofrerá grande desvalorização nos próximos meses, segundo o então ministro do Desenvolvimento, Indústria eComércio Exterior, Fernando Pimentel, destacando que as intervenções que o Banco Central, vem fazendo na economia (Controle dos juros, redução dos créditos, Controle cambial, etc), não permitirá grandes variações do real na economia.

O Produto Interno Bruto (PIB) corresponde ao valor, a preços de mercado, de todos os bens e serviços finais internamente produzidos dentro do territórionacional ou regional, num determinado período de tempo. No gráfico abaixo, demonstramos as variações do PIB do ano de 1995 a 2004, onde percebemos altas variações, influenciadas não só pelo panorama econômico brasileiro, mas também, pelas influências do comércio internacional e suas crises.

Segundo os dados transmitidos pelo professor, em 2009 o Brasil, teve uma renda per capita de R$16.414,00,apresentando coeficiente de Gini[1] de 49,3 em 2008, o que demonstra um alto índice de desigualdade, pois a renda fica concentrada, não permitindo maior qualidade de vida para a população. Abaixo demonstramos um gráfico do índice de desenvolvimento humano, do ano de 1975 a 2005, onde percebemos o crescimento ao longo dos anos.

De acordo com os dados publicados em 2008 de 2006 o Brasil ocupa aposição 70 com um IDH= 0,800 e por isto está posicionado entre os países com alto índice de desenvolvimento humano. Abaixo apresentamos, o desmembramento dos índices encontrados no Brasil, por Estado no ano de 2006.
Percebemos através da tabela, que os estados mais industrializados, são responsáveis pela maior parte do PIB Brasileiro. A seguir demonstramos ainda a tabela, da distribuição por região.O índice de desenvolvimento, nas regiões não oscila muito, porém não há um aumento significativo. Principalmente nas regiões, menos desenvolvidas, onde a quantidade de industrias é menor. Tal fato, demonstra que o governo Brasileiro não mantém grandes investimentos nestas áreas, privilegiando o crescimento na região sudeste. O reflexo da ausência de investimentos no interior do país reflete, nomeio social, através da queda da qualidade educacional e da infraestrutura dos estados (saneamento básico, moradia, emprego), provocando desigualdade social.

Um elemento que contribui, no aumento das mazelas sociais, é a inflação, abaixo demonstramos o seguinte gráfico:

O principal motivo do aumento da inflação hoje no Brasil, é o aumento da demanda. O governo, durante a crise, convocou asociedade a aumentar seu consumo interno, através de redução de taxas (dos automóveis, dos eletrodomésticos, materiais de construção etc). Bem como, aumento do crédito para a compra de moradia e outros bens. Essas ações, obtiveram resultado imediato no crescimento do país, facilitando a travessia do período de crise, porém, logo após o período maior da crise, trouxe também o aumento da inflação,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • QUÉ SIGNIFICA EL COMERCIO EXTERIOR DENTRO DE UNA ECONOMÍA NACIONAL
  • El Banco Nacional de Comercio Exterior
  • Comercio exterior
  • ECONOMÍA IV EL COMERCIO EXTERIOR
  • La importancia de la economia en el comercio exterior
  • Economia y comercio exterior de china y colombia
  • Banco nacional del comercio exterior
  • COMERCIO EXTERIOR BARRERAS DEL COMERCIO EXTERIOR

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS