O Brasil e o Conselhor De Segurança

Páginas: 4 (807 palabras) Publicado: 30 de julio de 2011
Recebemos há pouco tempo uma excelente notícia. Não somente o Brasil, mas todo o mundo a aguardava com grande expectativa. Em um ano, a Organização das Nações Unidas, e seu principal órgão, oConselho de Segurança terão passados por uma reforma completa.
Lembro a todos, que desde o fim da guerra fria essa reforma da ONU se faz necessária. As mudanças ocorridas no mundo, o crescente número defiliados e o desenvolvimento de Estados, entre eles o Brasil, são algumas das principais razões. Além do mais, uma reformulação aumentaria o prestígio da organização, que já não parece refletir arealidade do mundo que se transforma velozmente.
Atrelando-se a esses e a outros argumentos, pelos últimos vintes anos, o Brasil tem aspirado de forma intensa um assento permanente no Conselho deSegurança. Alguns podem se perguntar: por que o Brasil deve ser integrante permanente de um órgão multilateral responsável principalmente por garantir a paz mundial? E quais as vantagens?O Brasil é signatário original da Carta da ONU e se destaca pelo seu papel a favor da eliminação e não proliferação das armas de destruição em massa. Ainda no período de constituição da ONU, o Brasilfoi cogitado como membro permanente pela sua geografia continental, população e potencial desenvolvimento. Durante a década de 90, teve importante participação em grandes conferências da ONU,principalmente relacionadas aos direitos humanos e ao meio-ambiente, confirmando a sua tradição de país pacificador, democrático e multilateral. Por essas e outras razões, cremos que o nosso país é orepresentante dos países em desenvolvimento como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
A cadeira permanente no Conselho de Segurança acrescentaria diversos pontos positivos à imagemdo Brasil mundialmente. Sem dúvida, ganharíamos mais prestígio. Teremos uma maior autonomia política na cena internacional.
O perfil do Estado brasileiro mudou consideravelmente nessa...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • BRASIL
  • BRASIL
  • BRASIL

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS