O Mundo Arabe

Páginas: 12 (2971 palabras) Publicado: 12 de enero de 2013
PROF. MARCÃO

O MUNDO ÁRABE

- Maomé
- Expansão
- Desenvolvimento econômico
- Contribuições.



O IMPÉRIO BIZANTINO

- Justiniano
- Estruturas sócio-econômicas e políticas
- Cultura e religião
- Decadência do império.




O MUNDO ÁRABE

Cerca de 600 anos depois da morte de Jesus, fundador do cristianismo, um novo profeta começou a pregar em Meca, importantecentro da vida comercial entre a Síria e a Arábia.
Os ensinamentos do profeta Maomé estavam resumidos no nome que ele deu a sua religião: Islão que significa submissão a Deus.
Unidos pela religião o povo árabe conquistou um extenso território e construiu uma das mais importantes civilizações do mundo.
A Península Arábica localiza-se entre Ásia e África, seu solo é árido, possui climaextremamente seco e quente e 80% do seu território é constituído por desertos.


A ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA

Antes do surgimento do islamismo (século VII), o povo árabe estava dividido em dois grandes grupos: árabes do deserto (que habitavam o interior da península) e os árabes das cidades (vivendo nos centros urbanos, no sudeste da península).
Estes estavam unidos por laços de parentescos e porelementos culturais comuns; havia uma grande solidariedade entre as tribos, que tornavam a segurança de cada membro uma questão coletiva.

MAOMÉ

Maomé, da tribo coraixita começou sua pregação em Meca. A aristocracia local não o aceitou, pois temia perder prestígios e riquezas com a nova religião. Assim, essa aristocracia o persegue. Maomé e seus seguidores fogem de Meca (HÉGIRA). A hégira marca oinício do calendário muçulmano.
Maomé vai para Iatreb e passa a pregar a sua doutrina. Em pouco tempo tornou-se governador da cidade, que teve o seu nome mudado para Medina (cidade do profeta).
Maomé organiza um grande exército e conquista Meca. Seus principais inimigos foram mortos, e destruídos todos os ídolos, só deixando a Pedra Negra que simbolizaria Alá.
Meca transformou-se no centroreligioso da nova religião.
Devemos lembrar, que muitos elementos da aristocracia mercantil urbana eram favoráveis à unificação da Arábia, pois esta unificação colocaria fim às lutas internas que prejudicavam o comércio e outras atividades mercantis.
Com Maomé inicia-se o período caracterizado pelo islamismo, ou seja, a Arábia Islâmica.

A ARÁBIA ISLÂMICA

Maomé criou para os árabes uma novaorganização política e social, baseada da identidade religiosa. Criou, enfim, a Arábia Islâmica, que se desenvolveu com as conquistas militares (Guerra Santa)


A EXPANSÃO ÁRABE

Recordando que a península arábica não é uma região fértil e que no século VII ocorreu uma grande estiagem, transformando parte das poucas terras férteis em deserto. Ao mesmo tempo a poligamia fez crescer apopulação. A necessidade de novas terras fazia-se urgente. O Alcorão incentivava as conquistas, dizendo que os combatentes que morressem na luta contra os infiéis alcançariam o paraíso, e isso incentivou o espírito expansionista. "A espada é a chave do reino dos céus", afirmava Maomé.
Ao lado desses elementos internos, fatores externos ajudaram na rápida expansão árabe: A fraqueza dos impérios Bizantino ePersa e o poder descentralizado na Europa e Norte da África.
Os árabes se unificavam e se fortaleciam, enquanto os outros impérios se enfraqueciam e não conseguiam combater os muçulmanos.
O império Persa e o Bizantino estavam desgastados com tantas lutas.
A Europa estava dividida em um grande numero de reinos bárbaros. Sem resistência os muçulmanos avançavam.

Podemos dividir a expansãoárabe em três grandes períodos:

a) 632-661 - Após a morte de Maomé, o seu sucessor foi Abu-Beker, que se denominou califa (sucessor do profeta). Após sua morte, os califas assumem o poder e dão início às conquistas. Primeiro a Síria, depois a Palestina, a Ásia Menor, a Mesopotâmia e o Egito.


b) 661-750 - Este período ficou conhecido pela dinastia dos califas Omiadas. Neste, o califado...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • El mundo arabe
  • islam, mundo arabe y occidente
  • Conflictos En El Mundo Árabe
  • La Mujer En El Mundo Árabe
  • Informe Mundo Arabe ISIS
  • El Mundo Arabe Y Rusia
  • Los comienzos del mundo arabe
  • Un Momento Histórico En El Mundo Árabe

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS