Fdgtrhtutyutyjrty

Páginas: 3 (511 palabras) Publicado: 18 de octubre de 2010
Suscribción
História (do grego antigo historie, que significa testemunho, no sentido daquele que vê) é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise deprocessos e eventos ocorridos no passado. Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavrahistória tem sua origem nas «investigações» de Heródoto, cujo termo em gregoantigo é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes.
O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nasrealizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.
Os historiadores usam várias fontes de informação para construir asucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e oestudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente). (veja historiografia e Históriada História).
Os eventos anteriores aos registos escritos pertencem à Pré-História e às sociedades que co-existem com sociedades que já conhecem a escrita (é o caso, por exemplo, dos povos celtas dacultura de La Tène) pertencem à Proto-História.

As concepções formais da História
Em sua evolução, a História se apresentou pelo menos de três formas. Do simples registro à análise científicahouve um longo processo. São elas:
* História Narrativa ou Episódica - O narrador contenta-se em apresentar os acontecimentos sem preocupações com as causas, os resultados ou a própria veracidade.Também não emprega qualquer processo metodológico.
* História Pragmática - Expõe os acontecimentos com visível preocupação didática. O historiador quer mudar os costumes políticos,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS