Teoria atômica

Páginas: 16 (3818 palabras) Publicado: 29 de octubre de 2010
Teoria Atômica
A idéia de que se dividirmos uma porção qualquer de matéria até chegarmos ao seu termo, ou seja, até uma partícula que não possa ser mais dividida, é muito antiga. Esta idéia é a da matéria descontínua. Há também a idéia da matéria contínua, quer dizer, podemos dividir a matéria o quanto quisermos e pudermos, que jamais iremos encontrar o seu termo final. Essas idéias foramespeculadas há 2500 anos atrás, na Grécia antiga, gerando muita polêmica, como ainda hoje, com as novas teorias. Foram os gregos que nos deram o termo ÁTOMO (A = negação; TOMOS = partes. Logo não há partes, não divisível). Essas duas escolas filosóficas gregas é que incitaram o homem a pesquisa da matéria, mas com um pequeno problema na época dos gregos: tudo é feito filosoficamente, sem provasexperimentais, apenas na retórica. Como você já dever estar imaginando, as idéias destes filósofos não foram universalmente aceitas. Aliás, até mais ou menos 1600, as idéias sobre a continuidade da matéria eram as mais aceitas. Após essa data, com o advento do estudo dos gases e, principalmente, com as idéias do irlandês Robert Boyle, o estudo da natureza corpuscular da matéria evoluiu, sendo abandonadasas idéias de continuidade. A nova concepção estabeleceu-se definitivamente por volta de 1800, principalmente depois da divulgação da teoria atômica de Dalton.
O Átomo de Dálton (1803)
Com base em estudos de outros cientistas anteriores a ele (isto é muito comum em qualquer área do conhecimento humano), John Dalton propôs um modelo de átomo onde pregava as seguintes idéias:
1. toda matériaé composta por átomos;
1. os átomos são indivisíveis;
1. os átomos não se transformam uns nos outros;
1. os átomos não podem ser criados nem destruídos;
1. os elementos químicos são formados por átomos simples;
1. os átomos de determinado elemento são identicos entre si em tamanho, forma, massa e demais propriedades;
1. átomos de elementosdiferentes são diferentes entre si;
1. toda reação química consiste na união ou separação de átomos;
1. átomos iguais entre si se repelem e átomos diferentes se atraem;
1. substâncias compostas são formadas por átomos compostos (as atuais moléculas);
1. átomos compostos são formados a partir de elementos diferentes, em uma relação numérica simples.
À divulgação das idéiasde Dalton seguiu-se em período de intensa aplicação e comprovação da sua teoria. Apesar de começarem a ser evidenciadas várias falhas, Dalton recusava sistematicamente tudo o que contrariasse suas afirmações. Graças ao seu prestígio, suas idéias mantiveram-se inalteradas por cerca de 50 anos.
 
Lembra que no parágrafo anterior nós falamos que no átomo de Dalton havia falhas? Pois é... o tempopassou, a ciência avançou, novos equipamentos, novas descobertas... e no campo do átomo não poderia ser diferente. Nomes como: Faraday (1830), Geissler (1855), Crookes (1875), foram importantes para a determinação de uma partícula com carga negativa, que fazia parte de toda e qualquer matéria. Mais tarde em 1874 Stoney chamou esta partícula de elétron. Mas os cientistas também começaram a pensar: sehá uma partícula negativa, então existe uma partícula de carga positiva. Mas por enquanto, pura especulação.
 
O Átomo de Joseph John Thomsom (1898)
Thomsom derrubou a idéia de que o átomo era indivisível. Com os dados disponíveis na época, propôs um modelo mais coerente do que o de Dalton. Para Thomsom a massa do átomo era a massa das partículas positivas e as partículas neutras. Os elétronsnão seriam levados em conta por serem muito leves. Ainda mais, ele dividiu o átomo em duas partes distintas: uma delas ele chamou de núcleo e neste núcleo existiam cargas positivas e as partículas neutras. Este núcleo era praticamente todo o volume do átomo. Uma outra parte do átomo era composta de elétrons (cargas negativas) que uniformemente distribuídos entre as positivas e neutras, garantiam...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Teoria Atomica Y Los Enlaces Atomicos
  • Teoria atomica y enlaces atomicos
  • Teorias atomicas y modelos atomicos
  • Teoria atomica
  • Teoria atomica
  • Teoría atómica
  • Teoria Atomica
  • Teorías Atómicas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS