Análise Do Conto A Causa Secreta

Páginas: 7 (1736 palabras) Publicado: 29 de noviembre de 2012
1 INTRODUÇÃO

O conto “A causa secreta” de Machado de Assis, vem tratar de um aspecto humano que não era frequentemente retratado na época: o sadismo.
O personagem Fortunato representa esse lado humano que sente prazer com a dor alheia, sem nenhum remorso.
Em um texto com muita ironia, diferente de qualquer outro texto de Machado de Assis, o conto “A causa secreta” nos causaespanto e estranhamento, e nos faz parar para pensar nas atitudes tomadas pelos personagens e refletir sobre o caráter do ser humano.























2 RESUMO DO CONTO

Garcia era um jovem estudante de medicina, que conheceu Fortunato ajudando seu vizinho, depois de ser agredido por capoeiras. Os dois ficaram amigos, Garcia começou a frequentar a casa deFortunato, que agora estava casado com uma senhora interessante, Maria Luísa.
Os dois fundam uma Casa de Saúde, cujo capitais eram fornecidos por Fortunato, que começa a prestar assistência aos doentes e a estudar anatomia, fazendo experiências com animais.
Maria Luísa vai ficando cada vez mais sozinha. Ela percebe que Garcia começa a sentir um forte amor por ela, mas que por amizade aomarido, deixa este sentimento guardado em seu coração e permanece calado.
Fortunato começa a estudar anatomia em casa, mas os barulhos e ruídos de dor que os animais soltam, assustam Maria Luísa, que começa a ficar doente. Um dia Garcia entra no gabinete de Fortunato e o vê torturando um rato de maneira espantosa, ele cortava com uma tesoura as patas vagarosamente e para não matá-lo depressa, ele subia e descia rapidamente o rato num álcool inflamável. Garcia compreende que seu amigo encontrava prazer na dor alheia.
Pouco tempo depois Maria Luísa faleceu, o esposo permanece ao seu lado muito dedicado, mas no fim o que predomina nele é o sentimento de prazer com a agonia de sua mulher.
No velório da pobre moça, Fortunato vê Garcia beijando o cadáver e compreende queali existia um amor e uma traição talvez. Mas Garcia tem uma explosão de choro, daquele amor retraído que estava guardado em seu coração e Fortunato saboreia tranqüilamente aquela explosão de dor, que foi deliciosamente longa para ele.







3 ORGANIZAÇÃO DA NARRATIVA

A narrativa tem uma estrutura não linear. O narrador começa o conto expondo uma cena que se passa no meio dahistória, onde Garcia (intrigado), Fortunato (calmo) e Maria Luísa (tensa) estavam juntos, porém calados. Após essa cena, o narrador conta toda a trajetória percorrida pelos personagens até o presente momento e, em seguida, retoma o eixo em direção ao desfecho da narrativa.


“Agora mesmo, os dedos de Maria Luísa parecem ainda trêmulos, ao passo que há no rosto de Garcia umaexpressão de severidade, que lhe não é habitual. Em verdade, o que se passou foi de tal natureza, que para fazê-lo entender é preciso remontar à origem da situação.
Garcia tinha-se formado em medicina, no ano anterior, 1861. No de 1860,estando ainda na Escola, encontrou-se com Fortunato, pela primeira vez, à porta da Santa Casa; entrava, quando o outro saía. Fez-lhe impressão a figura;mas, ainda assim, tê-la-ia esquecido, se não fosse o segundo encontro, poucos dias depois.” (p.93)















4 FINAL DA NARRATIVA

O fim da narrativa confirma as suspeitas do caráter de Fortunato que o leitor tem durante toda a história, pois o narrador nos apresenta várias situações em que o referido personagem mostra-se sádico e frio. Maria Luísa morre e Garcia temuma explosão de choro ao ver a amada no caixão, Fortunato ao presenciar essa cena sem que o amigo perceba, entra em um estado de satisfação pela tristeza profunda de Garcia.
Outro fato que só acontece no fim da narrativa, é a demonstração do amor de Garcia por Maria Luísa. Até então, sabemos apenas que houve uma paixão entre o médico e a moça, mas sem demonstrações, por respeito a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Análise Do Conto A
  • Analise Do Poema El Cisne
  • Analis De Secretos Ocultos
  • O Conto Do Piolho Apaixonado
  • Causas De Las Enfermedades Del O Do
  • FUNDACION DO A CARMEN PRESENTA cont
  • Sonidos fuertes causan da os permanentes al o do
  • Análise transnacional do sistema de avaliação e seleção do professorado universitário.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS