Análise Do Conto A

Páginas: 7 (1594 palabras) Publicado: 6 de noviembre de 2012
O conto A Cartomante foi escrito por Machado de Assis e publicado no ano de 1884. Está escrito em 3ª pessoa, cujo narrador é onisciente e dá muita voz aos personagens.
Seu enredo conta a história de um triângulo amoroso entre Rita, Camilo e Vilela marido de Rita, no qual o casal adúltero busca numa Cartomante uma resposta para seus medos e incertezas.
A apresentação e relativamente longa enela podemos conhecer os personagens da trama, Rita uma mulher bela, formosa e tonta, viva nos gestos, de olhos cálidos, boca fina e interrogativa, tinha 30 anos por tanto era mais velha que seu marido e que seu jovem amante. Camilo, de 26 anos quem tinha preferido não ser nada até que a mãe lhe arranjou um emprego de funcionário publico, era ingênuo na vida moral e prática, faltava-lhe aexperiência e a intuição que se adquire com a maturidade. Vilela, marido de Rita, era de um porte grave que o fazia parecer mais velho a pesar de ter somente 29 anos, tinha começado a carreira de Magistrado, mas a abandonou para voltar à cidade de sua infância e abrir banca de Advogado. E por último a Cartomante, personagem de suma importância na trama, que não é descrita na apresentação, mas podemos ver suadescrição feita pelo narrador mais adiante no conto, tratava-se de uma mulher de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos sonsos e agudos.
A narrativa não é linear, pois o relato começa pelo meio, quando Rita e Camilo já são amantes há algum tempo e andam preocupados com a possibilidade da descoberta da relação de ambos por Vilela, mas sabemos que o encontro no qual Ritacontou a Camilo de sua visita à Cartomante aconteceu exatamente numa sexta-feira de Novembro de 1869. O autor usa a técnica do "flashback" a partir do quinto parágrafo intervindo na narrativa para lhe dar uma ordem temporal, e esse recurso vai permitir ao leitor um apoio na linearidade passado - presente - futuro. O espaço vai mudando conforme a trama vai se desenvolvendo, mas pode-se estabelecer acidade de Rio de Janeiro pelos nomes das ruas, principalmente as zonas do Largo da Carioca e de Botafogo. Apresentam-se espaços físicos como a "casa do encontro" onde morava uma com provinciana de Rita, a casa da Cartomante, e a casa do casal Rita e Vilela onde tudo tinha acontecido e ocorreria logo o trágico desfecho.
A complicação da narrativa começa quando Camilo recebe a carta anônima que ochama de "imoral e pérfido", nesse momento vemos com mais clareza a maior característica deste conto, que é o suspense, o autor passa de fazer um relato mais histórico a narrar às ações dos personagens o que leva o leitor a ter um contato mais direto com as emoções vividas por eles, principalmente o medo e a tensão experimentados por Camilo.
O clímax do conto revela-se no momento em que Camilorecebe na repartição, o bilhete de Vilela. A partir daí o narrador cria a expectativa de que algo chocante pode acontecer na casa de Vilela para logo em seguida, quebrar com essa tensão através da visita a Cartomante que lhe dará tranqüilidade, e lhe assegurará que nada de mal irá lhe acontecer, Camilo parte então tranqüilo, alegre e impaciente a casa do amigo. Mas no desfecho acontece tudo aocontrario daquilo que tinha sido previsto, a narrativa chega ao final de forma trágica com a morte do casal adúltero pelo marido enganado.
O sentido desta narrativa é mostrar um paradoxo entre realidade e misticismo, objetividade e subjetividade. O autor nos revela, mediante a ambigüidade interna dos personagens e a tragédia, a frágil condição humana diante de um destino incerto.
Pode-se observar já noinicio do conto como o narrador cria uma atmosfera de tensão e misticismo, assim como de descrença por parte de Camilo que se mostra apático e indiferente as revelações da Cartomante embora mais adiante ele acabe recorrendo aos mesmos recursos de Rita. Isto surge no conto como uma forma de reforçar as contradições no interior das personagens machadianas o que se comprova com a referência à...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Análise Do Conto A Causa Secreta
  • Analise Do Poema El Cisne
  • O Conto Do Piolho Apaixonado
  • FUNDACION DO A CARMEN PRESENTA cont
  • Análise transnacional do sistema de avaliação e seleção do professorado universitário.
  • Análise Política Do Brasil
  • Análise Do Modulor
  • Morfologia Do Conto Maravilhoso

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS