As Revoluções Do Século Xx

Páginas: 6 (1297 palabras) Publicado: 11 de diciembre de 2012
AS REVOLUÇÕES DO SÉCULO XX
Nahuel Moreno, 1984

Publicado em 1989 pela Câmara dos Deputados do Brasil, sob responsabilidade do Dep. Federal Ernesto Gradella.

Apresentação

O texto que estamos publicando com o título de “As Revoluções do Século XX” foi um resumo preparado rapidamente por Nahuel Moreno, em janeiro de 1984, como material de estudo para os cursos de quadros do MAS argentino.Como introdução ao tema, publicamos um texto sob o título de “Conceitos básicos de materialismo histórico” que teve a mesma origem e destinação que o anterior.

CONCEITOS BÁSICOS DE MATERIALISMO HISTÓRICO

Até meados do século passado, não existia nenhuma descrição nem explicação científica de como haviam sido as diversas sociedades que se sucederam no passado da humanidade, nem de comofuncionava a sociedade daquela época, o capitalismo, nem de como foi ocorrendo a mudança, a passagem de uma sociedade a outra, como foi se produzindo o progresso da humanidade. As principais interpretações giram em torno de que tudo era obra e vontade de Deus, ou produto de alguma raça ou nacionalidade privilegiada, ou da ação genial dos grandes homens, ou ainda da evolução das idéias. A partir dadécada de 1840, Karl Marx, junto com Friedrich Engels, dão a primeira interpretação materialista e científica da história da humanidade e das diversas socieda­des que nela se sucederam. Anos depois, em seu livro “Do socialismo utópico ao socialismo científico”, Engels explicava que o socialismo se tornou uma ciência a partir das duas maiores descobertas de Marx, a concepção materialista da história e omeca­nismo de funcionamento da sociedade capitalista. Vejamos rapidamente como encara­mos a sociedade humana a partir da concepção materialista da história.


Infraestrutura ou força produtiva
A primeira afirmação de Marx é que o aspecto fundamental de toda sociedade passa pela relação que os homens estabelecem com a natureza para produzir, como é seu trabalho produtivo (se caçam e pescam, oucultivam a terra, ou instalam gigantescas fábricas e usinas nucleares). Cada espécie animal - salvo o homem - utiliza sempre os mesmos meios para sobreviver, tem sempre a mesma relação com o meio ambiente (ou, no máximo, tem um campo de adaptação muito limitado). A espécie humana, pelo contrário, trabalha sobre a natureza, arrancando-lhe mais e melhores matérias primas e fontes de energia,desenvolvendo mais e melhores ferramentas e técnicas para produzir mais e mais riquezas.
A esta relação entre os homens e a natureza denominamos infraestrutura, ou meios de produção, ou forças produtivas. Para arrancar da natureza suas riquezas, para explora-la mais e melhor, o homem, com seu trabalho, dispõe das mais diversas matérias primas, que só ele descobre e explora, e das diversas técnicas eferramentas que só ele cria desenvolve e aperfeiçoa. O desenvolvimento das forças produtivas, que é sinônimo de avanço no desenvolvimento da sociedade, se dá por mudanças em alguns destes elementos, fundamentalmente nas ferramentas e nas técnicas. Mas, de qualquer modo, para o marxismo, a mais Importante força produtiva é o próprio homem, já que é quem cria e move as ferramentas, desenvolve a técnicae trabalha as matérias primas.
O desenvolvimento das forças produtivas é o principal motor do avanço histórica Veremos depois, com o esboço histórico, quais as mudanças no desenvolvimento das forças produtivas que estão ligadas ao surgimento de cada tipo de sociedade. Mas
podemos tomar como exemplo a passagem do artesanato à manufatura, no século XVIII. Os capitalistas manufatureiros fizeramuma mudança na técnica: com as mesmas matérias primas e ferramentas que os artesãos usavam individualmente, agruparam operários em grandes oficinas, onde cada grupo fazia uma parte da produção total, que até então era feita por cada artesão. Com essa mudança, conseguiram um grande aumento da produção e abriram caminho para o surgimento da máquina-ferramenta e da grande indústria, entre fins do...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • A música do século xx
  • prosa do primeiro terzo do seculo xx
  • Literatura Dos Eeuu Do Século Xx Ata a Actualidade.
  • A Situación Do Galego No Século Xix
  • Dirigivel Cargueiro Do Seculo Xxi
  • As Orixes Do Galego
  • As Relixóns Do Mundo
  • Patolog as del O do Externo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS