Barragem Do Tua

Páginas: 4 (1000 palabras) Publicado: 14 de junio de 2012
Barragem do Tua

A Linha do Tua, inaugurada em 1887, é uma das “linhas afluentes” do caminho-de-ferro do Douro, ligando Foz Tua a Mirandela, e posteriormente a Bragança. Esta via ferroviáriaajudou inegavelmente a quebrar o isolamento desta região com o resto do país e do mundo e ajudou no desenvolvimento de Trás-os-Montes e no bem-estar das suas populações. Os estudos dos projetos destalinha, assim como a sua construção foram considerados como trabalhos notáveis da engenharia portuguesa, uma vez que a linha foi construída por carreiros íngremes, gargantas e escarpas quase inacessíveis.Com a construção da Barragem de Foz Tua, uma complexa obra de engenharia nacional situada sensivelmente a 1,1 km da foz do rio Tua, uma parte da linha ficará parcialmente submersa, desativando a linhadesde a barragem até a estação de Brunheda. Parte do património construído (Estações e Apeadeiros, entre outros) juntamente com a linha, ficará também parcialmente submerso. A Declaração de ImpacteAmbiental (DIA) e o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) associados contemplam medidas de reparação pelo dono de obra (Energias de Portugal, EDP). Sendo uma linha comvalor para a engenharia nacional, e ficando parte dela submersa, vale a pena estudar a história e a construção da Linha do Tua, bem como o património construído local.
A construção da barragem do Tua acota de água irá subir 160 metros, fazendo que todo o património perto da barragem fique submerso. Serão submergido 5 abrigos, 11 azenhas e açudes, 2 palheiros, 25 casas, 6 fornos, 1 linha de caminhode ferro, 3 moinhos, 3 poços e uma ponte ferroviária, sem contar com os túneis, as arribas, etc.
Existe também o património, muito dele único e singular que pelo seu valor foi classificado pelaUNESCO como universal, as escarpas do Douro Internacional que segregam esse néctar, estão protegidas, temos a obrigação de manter e requalificar este património insubstituível, os longos vales de águas...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • planta tua tua
  • Planta Tua Tua
  • DO
  • La Do Mi Do
  • O Do
  • DO
  • El O Do
  • Lo Has Le Do

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS