Brasil Caipira

Páginas: 2 (451 palabras) Publicado: 27 de junio de 2012
O documentário “Brasil Caipira”, da série “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro, ] trata sobre as origens e mudanças que o chamado “Mundo Caipira” passou. Darcy retrata os bandeirantes, a caça aosíndios e ao ouro e o surgimento e a descaracterização de mais essa região cultural brasileira.
Ele começa falando sobre a pobreza dos núcleos paulistas, onde até mesmo o arraiais mais importantes eramcasebres cobertor de palha e de taipa. Até os integrantes da Câmara eram atingidos pela pobreza e viviam em sítios pobres, servidos pelos indígenas. Isso gerava um desespero nos paulistas, que tentavamde qualquer forma conseguir condições melhores de vida. Além disso eles tinham a ambição de enriquecer e pertencer da camada mais dominante da sociedade, para mandar nos demais. E, para isso, aoinvés de trabalharem para aumentar a produção, resolviam se aventurar em saques e outra atividades.
Os paulistas tentaram se tornar uma espécie de “amigos” dos índios para utilizá-los nos trabalhos ouvendê-los para os engenhos do Nordeste. Com isso acabaram em se especializar como homens de guerra.
O trabalho era voltado para o sustento. As mulheres eram donas de casas, limpavam, lavavam. Alémde preparar alimentos, cuidar das crianças entre outros afazeres, enquanto os homens se voltavam ao roçado, caça e guerra. Geralmente quando os homens estavam sem fazer nada, causavam conflitos entrefamílias. Isso fez com que o paulista ficasse conhecido como pessoas briguentas e preguiçosas.
Eles tinham muita esperança na caça ao o ouro, a prata e as pedras preciosas. E isso foi algo queaconteceu e desestruturou toda a sociedade que havia. Com a descoberta das minas, pessoas vindas de todo o país e até de Portugal vieram atrás delas. Todos queriam tentar a sorte nas minas.
Com issocresciam edifícios públicos, igrejas e a arquitetura barroca. Surgiram os ricos comerciantes, burocratas, contadores e fiscais. E a a literatura, a música e a política libertária se desenvolveram. A...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • BRASIL
  • BRASIL
  • BRASIL

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS