Colonialismo, Racismo, Descolonização X A Memória Africana

Páginas: 2 (337 palabras) Publicado: 6 de noviembre de 2012
Colonialismo, racismo, descolonização X A memória africana

Ambos os textos falam sobre a África e a perda de seus valores culturais, e de conseqüências trazidas. O texto, A memória africana, deAmadou Hampâté- Ba, ele traz recordações de uma África antes da colonização que tinha sua cultura “estática” e produzida muitas vezes de conhecimentos passados de uma pessoa à outra. Porém, com acolonização, pouco a pouco foram sendo aculturados e, consequentemente perdendo suas “essências” culturais.
Jose Maria Nunes Pereira diz em seu texto, Colonialismo, racismo, descolonização*, o mesmoque Amadou quis mostrar no seu, a África sendo devastada, explorada pelo Ocidente. À medida que eram colonizados foram obrigados a seguir uma nova cultura, a Européia. Com esta colonização, osafricanos além de ter que vender suas terras, ou se não quisessem as perderiam, pois os colonizadores tinham interesses econômicos, passou a sofrer racismo. Eram, ressalva, ainda hoje, são muitas vezestratados como inferior, como se não fossem humanos. E para que a cultura africana seja reintroduzida, é preciso se tenha uma descolonização.
No mais, ambos os textos evidenciam que a África não é umcontinente como as mídias fazem parecer. É pobre, sim, porém não há somente pobreza e miséria lá. O continente africano é muito rico, tem uma vasta cultura, pois assim dizendo Amadou, na África nãoexiste um só homem, uma só cultura, uma só tradição e etnia. Visto que, há diferentes tradições, várias etnias e também símbolos e/ou superstições que regem as suas religiões.
Basta tão somente, que osgovernantes invistam em políticas que visem à difusão desse multiculturalismo, para que vendo que não existe uma única cultura (etnocentrismo), as pessoas preconceituosas, aprendam a lidar com essadiferença, que não causa o empobrecimento de uma população, mas sim, o enriquecimento.

Referências
O módulo didático disponível no AVA.
CEREJA, William R., MAGALHÃES, Thereza B. Português:...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Africanismos Y Racismos En Pr
  • COLONIALISMO AFRICANO ENTRE 1880 Y 1935
  • Poesia africana y memorias de viaje
  • RADIOESCUELA X LA MEMORIA
  • Empreendimento x
  • RELEVANCIA DEL HOMBRE AFRICANO EN EL PERIODO COLONIAL DE LA NUEVA GRANADA2
  • AMÉRICA LA ESPACIÓN CRISTIANA Y LA CREACIÓN MODERNA/COLONIAL DEL RACISMO
  • Racismo Colonialismo Y Violencia Cientifica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS