Comunicação Interna

Páginas: 15 (3706 palabras) Publicado: 13 de marzo de 2013
ATITUDES FACE AO ESTUDO
NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Maria Odete de Almeida Pereira

RESUMO

Com base na elaboração e aplicação dum Questionário de Atitudes avaliámos as opiniões dos alunos, da Universidade Aberta Portuguesa, relativamente ao Estudo no Contexto do Ensino a Distancia. O referido questionário é composto por quatro escalas distintas, traduzindo estas, outrostantos sub-objectos atitudinais.
Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos alunos possui atitudes favoráveis ao Ensino a Distância, ao Curso frequentado, às Actividades de Estudo e ao Controle Pessoal dos Resultados Académicos.
Pretendemos, igualmente, analisar a relação entre as atitudes evidenciadas e as Classificações Académicas obtidas. Os dados colhidos demonstram a existênciade correlações, moderadamente, significativas entre estas e as atitudes face: ao Ensino a Distância, às Actividades de Estudo e ao Controlo Pessoal dos Resultados Académicos.


• A Educação a Distância
A história da educação tem sido fundamentalmente marcada por um contacto estreito entre professores e alunos. Durante séculos as pessoas foram ensinadas por outras que lhes estavam próximasou que eram contratadas para esse fim. Com a institucionalização do ensino surgiram as salas de aula, onde um número considerável de alunos passou a ser ensinado pelo mesmo professor.
Esta nova situação acarretou alterações quer ao nível da estrutura relacional entre professores e alunos - anteriormente mais personalizada e próxima - quer nos contextos organizacionais e ambientais em que aaprendizagem se desenvolvia. A par destas mudanças surgiram outras que dizem respeito: ao relacionamento entre os alunos, aos materiais de aprendizagem, ao tipo de avaliação, à quantidade e qualidade do feedback, etc. O surgimento do ensino a distância acarretou consigo novas alterações neste conjunto de variáveis. De facto, surgiram novas rupturas, nomeadamente ao nível de dois condicionantes: oespaço e o tempo. Tornava-se agora possível o ensino e a aprendizagem em situações onde o contacto presencial é praticamente inexistente. O recurso a mecanismos de comunicação unidireccionais e bidireccionais tem permitido o estabelecimento de relações pessoais dinâmicas e inovadoras.
Numa tentativa de síntese dos componentes básicos da educação a distância Keegan (1980:33) refere: a separaçãofísica quase permanente entre professores e alunos, a interferência duma organização de ensino no planeamento, preparação de material didáctico e fornecimento de serviços de apoio, a utilização de meios técnicos de comunicação na apresentação dos conteúdos e nos contactos entre alunos e professores, a existência de formas bilaterais de comunicação, a possibilidade de encontros ocasionais comfinalidades didácticas ou sociais e a possibilidade de instrução de um grande número de alunos, independentemente do local onde se encontram.
A história da educação a distância, nomeadamente após a criação do ensino superior a distância, tem sido marcada por alguma polémica, relativamente aos objectivos e meios de funcionamento deste tipo de ensino. É neste quadro que Perry (1983) referiu ocepticismo, e mesmo desprezo ou escarnecimento com que o mundo académico, a imprensa e os opositores ao Governo acolheram o projecto de criação em Inglaterra da Open University em 1969. O mesmo veio a suceder, anos mais tarde, um pouco por todo o mundo, com a criação de outras universidades similares. A criação da Universidade Aberta Portuguesa em 1990, também não esteve imune a este tipo de polémicas,nomeadamente, quanto às suas finalidades e modos de funcionamento.
Contudo, o crescimento do ensino a distância a nível mundial tem sido extremamente acelerado, salientando Grijalba (1992) que em 1988 existiriam cerca de 10 milhões de pessoas, em todo o mundo, que estavam matriculadas nalgum curso de educação a distância.
Contudo, estes números, já há vários anos, foram ultrapassados (Simonson,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Comunicação
  • Comunicação Empresarial
  • Comunicacao
  • Grupo Abril
  • Internado
  • Internista
  • Internados
  • Internado

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS