Contra hegel.

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (494 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 22 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Contra Hegel.

Com perdão da má palavra: nenhuma lógica existe em Hegel. É mesmo impressionante que possa haver hegelianismo. Quem engole essa conversa de que o real é racional e o racional éreal?

Isto não passa no teste do leiteiro! Explico: se você tiver uma idéia original e brilhante, não precisa dizer que chegou ao conhecimento absoluto - auto gerado, hem! – bem, pegue a sua novidadee conte a um leiteiro. Se ele entender, sua idéia é ótima! Se ele ao menos acreditar, sem entender, tá no caminho..., mas se ele torcer o nariz, desista: você não tem uma boa idéia.

Agora me digase teria coragem de sair por aí, bradando aos quatro cantos, com voz de barítono: o absoluto, o absoluto, captei o conhecimento absoluto! A dialética é a lei suprema da realidade e do pensamento. Ainteligência governa o mundo e a realidade é determinada pelo pensamento: o real é produto do racional e o que é racional coincide com o real. A dialética da contradição (tese – antítese – síntese)governa o pensamento e a realidade, que nada mais é do que um momento no absoluto.

Tente explicar ao leiteiro essa arenga de tese, antítese e síntese. É uma bela confusão misturar termo lógico(pensamento) com fatos da vida (realidade). Só por mágica – e é disto que se trata: misticismo e magia – a realidade seria fruto do pensamento dialético, vindo a lume pelo mesmo rito da dialética dosopostos. Onde é que tem lógica nisto? Se tudo é assim tão certinho, então não existe o contingente? Conversa de louco?

Ora-ora! Belo avanço! Um panlogismo (a inteligência governa o mundo) pré-cristãoque já foi refutado pelo racionalismo católico. Essa visão gnóstica é velha conhecida no debate filosófico ocidental. Nenhuma legitimidade tem pra voltar baila sem mais explicações. E a turmaanimada achando que estava com a última novidade!!! Sequer se deram ao trabalho de responder às objeções intransponíveis: como o pensamento gera o real? O que é do contingente? Respondam ou calem-se!...
tracking img