De midi a partitura

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 7 (1520 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 6 de febrero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
DE MIDI APARTITURA
Como Montar Um Banco de Partituras de Saxofone a Partir de Arquivos MIDI

Por dan_camsky
Publicado no fórum Explicasax (www.explicasax.com.br\forum)
Versão 1.0 de 13 de junho de 2007.


Como obter o arquivo midi

Os arquivos em formato midi contêm músicas apenas instrumentais. A placa de som dos computadores, assim como os teclados eletrônicos, sintetiza osom de 128 instrumentos. Os midis usam o som dos instrumentos sintetizado pela placa de som. O arquivo midi informa a placa de som quais os instrumentos que participarão da música. A seguir envia à placa a seqüência de notas que cada instrumento deve tocar para gerar a música. Esses arquivos costumam ter tamanho pequeno: a maioria com menos de 100 kb.
Os arquivos midi podem ser executadospor diversos programas; normalmente usa-se o Windows Media Player. A qualidade do som gerado por midis depende da qualidade da placa de som, da qualidade das caixas de som e amplificador e principalmente do trabalho de quem criou a seqüência midi. Como regra geral, quanto maior o tamanho do arquivo midi, melhor a qualidade. Normalmente, midis de menos de 20kb são de qualidade inferior.
Paraobter arquivos midi, eu utilizo dois sites de busca de midi:
• Vanbasco (www.vanbasco.com): na minha opinião o melhor.
• Music Robot (www.musicrobot.com): indexa talvez mais páginas do que o anterior, porém não busca por palavras chave – você tem de acertar o nome exato do arquivo (se você procurar por “eu dormi na praça” ele não achará “dormi na praça.mid”).
Use um dossites acima e localize e baixe um arquivo midi da música que você deseja. Eu sempre começo pelos arquivos de maior tamanho que costumam ser os de melhor qualidade. Ouça o midi e, se lhe agradar, siga adiante, caso contrário baixe outras versões de midi da música.



Como abrir o midi com o Encore

O Encore é um programa de edição de partituras simples e prático. Está disponívelna forma de demo, com funcionalidade reduzida, no site do fabricante (www.gvox.com). Pode ser adquirido de locais especializados ou baixado pirata de diversos sites da Internet. É um programa que exige pouca memória e aceita computadores antigos. Através dele podemos importar arquivos midi, modificá-los e salvar em seu próprio formato (.enc). Podemos também executar a partitura obtida, ligando oudesligando instrumentos. Para que o Encore faça uma tradução da midi em partitura de boa qualidade, você deve acertar a configuração de transcrição:
• Setup > Transcription Setup
• Ligue o Ignore triplets
• Selecione a nota de 1/16 avos (semicolcheia)
• Após o OK: Setup > Save Preferences (com isso fica memorizada a configuração acima e não precisa repetirposteriormente)
Para abrir o arquivo midi com o Encore:
• Abra o programa Encore
• File > Open
• Arquivo do tipo: MIDI Files
• Indique o arquivo MIDI
Ative a janela de instrumentos (Windows > Staff Sheet). Você deve ter uma tela como abaixo:
[pic]


Por alguma razão que desconheço, ao abrir alguns arquivos midi, perde-se oregistro dos instrumentos (veja o retângulo vermelho na figura acima) e todas as trilhas são tocadas como piano (exceto a trilha do canal 10 que é exclusivo para percussão). Nesse caso, você terá que descobrir quais eram os instrumentos e reprogramá-los no retângulo vermelho. Para isso, eu costumo abrir a midi com uma versão demo do programa Sonar que geralmente traduz bem os instrumentos e copiarmanualmente no retângulo vermelho. Quando o Sonar também não consegue ler os instrumentos da midi, às vezes o Encore não lista os instrumentos mas reproduz adequadamente e não há necessidade de programar no retângulo vermelho. Mas, na maioria das vezes, o Encore acerta nisso.
Salvar a partitura no formato do Encore (File > Save). Eu costumo salvar as partituras no formato do Encore usando o...
tracking img