Dialogo Ecumenico Entre Martinho Lutero, Doutor Do Pecado Triunfante, E Satanás, Príncipe Das Trevas E Pai Da Mentira

Páginas: 53 (13225 palabras) Publicado: 13 de julio de 2012
Diálogo Ecumênico
entre Martinho Lutero,
Doutor do Pecado Triunfante,
e Satanás,
Príncipe das Trevas
e Pai da Mentira



Texto editado originalmente pela
Revista Sel de La Terre
Avrillé/França

Tradução: Euro Barbosa de Barros

Ia. Edição - Novembro 2005 - 3000 exemplares

Editor: Francisco Almeida Araújo

Obs: O título para este livro foi dado pelo editor.




ACONFERÊNCIA ENTRE LUTERO E O DIABO

(Parte I)


N.d.t.: traduzimos para o português a tradução francesa deste documento, tal como foi publicado na revista “Sei de la Terre”, n°4.
N.d.r.: publicamos aqui a tradução francesa da conferência entre Lutero e o diabo, tal como foi publicada, em 1875, por Isidore Lisieux (Paris). Trata-se de uma reedição da obra publicada, no final do século XVII, pelo padrede Cordemoy (Paris, 1681, 1684, 1701, in - 12) e reimpressa por Lenglet-Dufresnoy, em 1715, no seu “Recueil de Dissertations sur les Apparitions, les Visions et les Songes”[1] (Paris, 4 vol. in - 12). Esta última edição foi acompanhada de notas de Lenglet-Dufresnoy e comentários do padre de Cordemoy que confirmaram a veracidade deste relato e responderam à argumentação que os luteranos tentaramopor a fim de refutar o texto. Pareceu-nos que nesta época de ecumenismo e “Missa Nova”, extensamente inspirada nas idéias de Lutero, esta peça deva ser juntada ao respectivo dossiê.


A Conferência entre Lutero e o Diabo

Narrada pelo próprio Lutero, no seu livro “Da missa privada[2] e da piedade dos padres[3].
Aconteceu-me certa vez, acordar-me em sobressalto no meio da noite: Satanás aliestava e, sem perder tempo, abriu uma discussão.
“Escute-me Lutero, doutor sapientíssimo, disse-me ele. Tu sabes que, durante quinze anos, celebraste missas privadas; que dirias, se soubesses que essas missas privadas eram uma horrível idolatria? Que dirias, se o corpo e o sangue de Cristo não estivessem ali presentes, e, que, não tivesses adorado, e feito adorar, nada mais do que pão e vinho?”
Eulhe respondi[4]: “Fui ordenado padre, recebi a unção e a consagração das mãos do bispo, e fiz tudo isso em obediência às ordens dos meus superiores. Por que não teria consagrado, posto que pronunciei seriamente as palavras de Cristo, e, tenho celebrado essas missas com grande seriedade? Tu bem o sabes”.
“Tudo isso é verdade, disse-me, porém os turcos, e os pagãos, também fazem essas coisas nosseus templos, por obediência; eles realizam com muita seriedade suas cerimônias. Os padres de Jereboão também fizeram todas as coisas com um grande zelo e conscienciosamente, ao contrário dos verdadeiros padres de Jerusalém. Que dirias, se tua ordenação e consagração fossem tão falsas quanto as dos padres turcos e samaritanos, por ser seu culto falso e ímpio?”
“Primeiramente, deves saber –prossegue - que não tinhas, então, nem conhecimento de Cristo, nem fé verdadeira, e, naquilo que se refere à fé, não valias mais que um turco. Porque o turco[5], e até mesmo todos os diabos, crêem em aquilo que se conta sobre Cristo: que ele nasceu, foi crucificado, morreu, etc. Mas, nem o turco, nem nós outros espíritos reprovados, temos confiança na sua misericórdia, não o reconhecemos como nossoMediador ou Salvador; ao contrário, temos horror dele, como de um juiz cruel”.
“Assim era sua fé, tu não tinhas outra[6] quando recebeste a unção do bispo; e, todos aqueles que dão a unção, como aqueles que a recebem, pensam assim, e não de outro modo, sobre Jesus Cristo”.
“É porque, vos afastando de Cristo, como de um juiz cruel, tendes recorrido à Virgem Maria e aos Santos[7]; estes eram vossosmediadores entre Cristo e vós. Eis como arrancaram a glória de Jesus Cristo[8]. É isto que nem tu[9], nem qualquer outro papista poderá negar. Então, vós fostes ungidos, consagrados e tonsurados, e sacrificastes na missa como pagãos, e não como cristãos. Como. portanto, pudestes consagrar numa tal missa, ou celebrar verdadeiramente a missa? Não havia ali nenhuma pessoa com poder consecratório, e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • El O Do De Los Peces
  • Ecumenismo y dialogo interreligioso
  • A evolución das da
  • adasda ad da das
  • ecumenismo satanico y la biblia ecuménica satanica
  • A Psicologia Da Mentira
  • Los cinco pecados capitales del principe.
  • Guia do mochileiro das galáxias

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS