Economia Cap 1 Y 2 Rosseti Ejercicios

Páginas: 12 (2977 palabras) Publicado: 14 de mayo de 2012
LISTA DE EXERCÍCIOS – CAP. 1 ROSSETTI
Disciplina: ECO 02254 – Economia A
Professor: Edson Talamini
Aluno: Giselle Montserrath Bernal Centurion
Data: 02/03/2012

Exercícios:
1. Richard Gill, professor de economia em Harvard, diz que “as questões econômicas do mundo atual são de uma profundidade e de uma gravidade não registrada pela história em épocas passadas”. “Tanto nas sociedadesopulentas, quanto nas emergentes, os problemas são de imensa gravidade e, diante deles, a economia não reúne condições para, sozinha, encontrar todas as soluções”. Par destaca-la mais, grifamos a palavra sozinha. Reflita sobre as razões deste destaque.

A semelhança do que ocorre com os demais ramos das ciências sociais, não se pode considerar a economia como fechada em torno de si mesma. Pelasimplicações da ação econômica sobre outros aspectos da vida humana, o estudo da economia implica a abertura de suas fronteiras as demais áreas das ciências humanas.
A ideia que o Richard Gill quer dizer e’ que a economia não possui todas as ferramentas que precisa para encontrar as soluções aos problemas que tem o mundo atual já que eles são mais graves dos problemas do passado, então a economia deverecorrer a outras ciências como as ciências humanas, a ciência politia, a Psicologia, ao Direito, a ética, a historia assim como a filosofia, e a religião para assim se complementar entre eles e procurar as soluções mais apropriadas aos conflitos do mundo.
Por isso não será exagero dizer que as resposta final as questões da economia encontra-se em algum outro campo. Ou que as respostas a outrasquestões humanas passaram necessariamente por alguma revisão do ordenamento real da vida econômica ou do conhecimento econômico.

2. Quais os principais ramos das ciências humanas com que a economia registra relações biunívocas? Não é difícil encontrar exemplos de aspectos da realidade econômica que são fortemente influenciados por fatores extra-econômicos. Apresente alguns exemplos, extraídosde recentes acontecimentos.
O caráter biunívoco das relações da economia com outros ramos do conhecimento social. Eles são:
* Ética
* Filosofia
* Direito
* Antropologia cultural
* Psicologia
* Sociologia
* Política

O referencial econômico deve ser visto apenas como uma abstração útil, para que se analisem aspectos específicos da luta humana pela sobrevivência,prosperidade, bem-estar individual e bem-comum. Ocorre, todavia, que essa mesma luta não se esgota nos limites do que se convencionou chamar de relações econômicas. Vai muito alem abrangendo aspectos que dizem respeito a postura ético-religiosa, as formas de organização política, aos modos de relacionamento social, a estruturação de ordem jurídica, aos padrões sãs conquistas tecnológicas e a formaçãocultural da sociedade.
Um exemplo atual de uma realidade econômica pode ser a Globalização. Ele refere-se a um processo de caráter objetivo que tem lugar sobre as coisas como resultado das forcas produtivas expressado em um novo paradigma tecnológico em avance das comunicações num sentido mais amplo, que por sua vez é combinada com a vocação eterna de capital de atravessar as fronteirasnacionais na busca da valorização.
Isto não abrange somente a economia, mas também temas como a conduta humana que e a antropologia cultural, assim como também a psicologia, um pouco da política ao tratar do mundo então de diferentes países e de alguma ou outra maneira da ética.

3. Liste pelo menos dez grandes temas que gravitam no campo de interesse da economia. Como estimuladores de ideia,considere o polinômio clássico produção-distribuição-dispêndioacumulação ou, então, o trinômio da sistematização de Robbins, recursos-necessidadesprioridades.
* Escassez A escassa disponibilidade de recursos para o processo dedutivo. Sua conformação. Seus custos. Sua exaustão ou capacidade de renovação.
* Emprego. O emprego dos recursos. A ociosidade dos que se encontram disponíveis. O...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ejercicios Cap 1 Y 2
  • Principios de economía cap 1 y 2
  • Cap, 1, 2 y 3 Economia
  • Economia Monetaria Cap 1 Y 2
  • Apa 1 ejercicios cap.1-2
  • Ejercicio Estadistica cap 2
  • Ejercicios cap 1 pagano
  • Ejercicio cap tulo 1

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS