Eduardo Lourenço

Páginas: 3 (734 palabras) Publicado: 19 de abril de 2012
A cobra é o símbolo de um movimento circular da verdade por si própria.
Ensaísta e professor universitário. Vindo de uma pequena aldeia e de uma família conservadora, encontrou em Coimbra umambiente mais aberto e propício a uma reflexão cultural que sempre haveria de prosseguir. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas (1946), permaneceu na Universidade de Coimbra como assistente deFilosofia entre 1947 e 1953, tendo ocorrido igualmente em Coimbra a publicação do seu livro de estreia intitulado Heterodoxia I (1949).
Apesar de nas suas amizades dessa época se contarem algunsneo-realistas de formação marxista, a sua posição recusava, de facto, qualquer ortodoxia política ou outra, podendo considerar-se, no entanto, contrário ao regime do Estado Novo.
Foi professorde Cultura Portuguesa entre 1954 e 1955 na Alemanha (em Hamburgo e Heidelberg), exercendo depois a mesma actividade na Universidade de Montpellier (1956-58). Após um ano passado na Baía ensinandoFilosofia, viveu, a partir de 1960, em França, leccionando nas Universidades de Grenoble (até 1965) e de Nice (1965-1987).
O prolongado afastamento geográfico não correspondeu, porém, a qualquercorte com a realidade portuguesa, servindo, pelo contrário, para reforçar a atenção, a disponibilidade e o espírito crítico de que foi dando provas ao longo de inúmeras intervenções que a distâncianunca impediu e se multiplicaram ainda mais a partir da mudança política de Abril de 1974, transformando-o num observador privilegiado e respeitado da cena política, social e cultural do país.Inicialmente influenciada quer pela leitura de Husserl, Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger ou Sartre, quer pelo conhecimento das obras de Dostoievsky, Kafka ou Camus, a sua mundividência foi associada à de umcerto existencialismo, sobretudo por volta dos anos cinquenta, altura em que colaborou na Árvore e se tornou amigo de Vergílio Ferreira.
Eduardo Lourenço nunca se deixou enfeudar, todavia, a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Eduard
  • Eduardo
  • Eduardo
  • eduardo
  • Eduardo
  • eduardo
  • eduardo
  • Eduardo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS