Educação No Campo

Páginas: 3 (726 palabras) Publicado: 13 de marzo de 2013
EDUCAÇÃO DO CAMPO
“A educação do campo, tratada como educação rural na legislação brasileira, tem um significado que incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas e da agricultura, masos ultrapassa ao acolher em si os espaços pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos e extrativistas. O campo neste sentido é mais que um perímetro não-urbano, é um campo de possibilidades que dinamizam aligação dos seres com a própria produção das condições de existência social e com as realizações da sociedade humana” (Parecer CNE/CEB 36/2001).
Movimentos e articulações em defesa de um projeto educativoadequado às características do meio rural vêm se desenvolvendo desde a década de 1930, no contexto dos debates sobre a universalização da escola pública. No entanto, foi a partir da PrimeiraConferencia Nacional por uma Educação Básica do Campo, realizada em Luziânia (GO), em 1998, que esse movimento incorporou o conceito de Educação do Campo. Esse encontro defendeu o direito dos povos do campo àspolíticas públicas de educação com respeito às especificidades, em contraposição às políticas compensatórias da educação rural.
Essa Conferência foi o resultado de um longo processo de luta dos povosorganizados do campo e trouxe a especificidade da Educação do Campo associada à produção da vida, do conhecimento e da cultura do campo, apontando ações para a escola e para a formação de educadores.A Educação do Campo, defendida pela Conferência, tratou da luta popular pela ampliação do acesso, permanência e direito à escola pública de qualidade no campo – as pessoas têm o direito de estudarno lugar onde vivem incorporando distintos processos educativos no seu Projeto Político Pedagógico.
Essa concepção de Educação do Campo foi incorporada ao documento das Diretrizes Operacionais para aEducação Básica nas Escolas do Campo, oriundas dos debates acumulados historicamente pelos movimentos sociais, pelas universidades, pelo governo e pelas ONG, entre outros grupos organizados que...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • A transferência no campo da psicanálise e da educação
  • Educação inócua
  • Educação no brasil
  • Educaçao física
  • Educação
  • Educação
  • Educaçao
  • Educação

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS