Educação inócua

Páginas: 5 (1242 palabras) Publicado: 27 de agosto de 2012
Educação inócua | | | |
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor
Parte inferior do formulário
Escrito por Edilma Cotrim da Silva / Claudionor Brito da Silva Júnior |
Qua, 16 de Março de 2011 00:00 |
É esperado da educação provinda dos meios instituídos que ela sirva de alavancagem para o ser humanoretirando da ignorância e o colocando em um patamar de desenvolvimento pessoal e social. Essa afirmativa está prevista em todas as missões que as instituições educacionais pregam , resumidamente é unânime a busca da promoção social do indivíduo. Nós projetos de cursos profissionalizantes ou de graduação essa premissa é uma obrigação para o Ministério de Educação. A missão dessa forma cria o seu perfilda finalidade da educação que é possível afirmar que é a busca do ser humano em ser mais. Cabe destacar que está embutido no ser mais:

a) Libertação supõe, evidentemente, a existência de opressão: só se liberta quem está preso, subjugado, oprimido. Por que e como libertação da situação? Recordemos quais são os elementos ou fatores que tornam opressora uma determinada situação. Já osconhecemos de sobra: os fatores determinantes (físicos, biológicos e psicológicos) e os fatores condicionantes (culturais). Dos fatores determinantes não há como escapar. Podemos, no máximo, manipulá-los para nosso uso e proveito, driblá-los e...aceitá-los! Dos condicionantes, sim, podemos, livrar-nos por meio de (auto)transformações culturais. (Mais adiante veremos que cultura e transformações culturaissão meios e mediações imprescindíveis no processo educacional).

b) Não confundir libertação com liberdade: liberdade, nas suas duas vertentes de opção e de adesão, é a capacidade de intervir na situação para aceitá-la ou transformá-la, enquanto que a libertação é decorrência ou fruto desta atuação da liberdade que nos confere o ser mais.

c) Conscientização é o termo que, por brevidade,utilizamos acima, cuidando entretanto, de não tomá-lo como sinônimo de ideologização (fazer cabeças), doutrinação ou mera instrução, mas como ação que leva à tomada de consciência da situação.

d) Situação, recordemos, não é termo facilmente recambiável por realidade, contexto, meio ambiente...Tem sempre, para nós, o significado de conjunto dos fatores que, por determinismo ou por condicionamento,limitam o ser humano. A situação, portanto, é sempre, em maior ou menor grau, opressora e promover-se é estar dela se libertando, já que nos fica sempre algo a mais a conquistar.Segundo FIORI (1999)

"Os homens se humanizam trabalhando juntos para fazer do mundo, sempre mais, a mediação das consciências que se coexistenciam na liberdade". O tecido textual da educação chega a perfeição querseja amparado na filosofia, na antropologia, na sociologia e ou na psicologia, mas ao depararmos com o contexto prático social salta aos olhos realidades que retratam o desconhecimento pleno dos fins da educação. E ao depurar a visão é evidente que é inócua a ação do processo de educar seja ele instituído ou não.

Afunilando a realidade na qual focamos citamos o caso do nordeste brasileiro,especificamente a região chamada polígono da seca. Essa área geográfica é marcadamente destacada pela falta de chuva e principalmente pela condição subumana dos moradores. Em 1951, um grupo de estudiosos determinou os limites da região atingida por estiagens periódicas, que passou a ser assim denominada.

A seca no sertão nordestino, está entre as questões mais graves do Brasil. Há séculos osgovernos têm tentado resolvê-la, sem sucesso. As políticas de combate à seca no Nordeste remontam à época do Império. D. Pedro 2º determinou a construção de açudes, entre outras ações, para diminuir os efeitos da estiagem, entre os anos 1877 e 1879. O próprio imperador declarou: "Não restará uma única jóia na Coroa, mas nenhum nordestino morrerá de fome".

O texto abaixo ressalta muito bem sobre a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Inocuidad
  • Inocuidad
  • Inocuidad
  • inocuidad
  • Inocuidad
  • Inocuidad
  • Inocuidad
  • Inocuidad

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS