Ensayo A Caolha

Páginas: 4 (886 palabras) Publicado: 3 de marzo de 2013
ENSAIO:
A CAOLHA



ENSAIO: A CAOLHA
Júlia Lopes de Almeida


A caolha é uma mulher que no passado fora vítima de um trágico acidente provocado por seu filho que quando pequeno lheatingiu com um garfo o olho esquerdo, esse acidente deixou uma profunda marca em sua face e provocava repugnância em todas as pessoas que a veem. A caolha é uma mulher que passa por grandes dificuldadesfinanceiras e cria seu único filho sofrendo muitas humilhações devido ao seu defeito.
No conto, A caolha é uma mulher descrita como um ser repugnante e monstruoso sua imagem é retratada minuciosamenterefletindo o desprezo social pelo qual essa mulher passa. Podemos identificar ao observar a partir do título que essa mulher perde sua identidade por não ter uma aparência física agradável aos olhosda sociedade, além do desprezo social, a caolha sofre principalmente pela repulsa do próprio filho que também é vitima da discriminação no seu meio social por ser reconhecido como filho da caolha. Asconstantes humilhações sofridas por Antonico, filho da caolha, acabam por provocar um distanciamento na relação entre mãe e filho. Essa relação é marcada por angústias que se reflete em um conflitopsicológico em ambas as personagens demonstrando um pouco da complexidade das relações humanas.
A imagem da personagem caolha é descrita com tanta riqueza de detalhes que acabamos por construir umaideia física e imaginária da mesma. Ao longo da narrativa, podemos perceber que ocorre a desconstrução da personagem que passa a perder sua monstruosidade física e a ganhar qualidades de uma mulher dealma pura, honesta, submissa e dedicada ao filho. Mas apesar desses valores morais e sociais, a identidade da personagem caolha é predominantemente marcada pela sociedade através de sua aparênciafísica, ou seja, do defeito que esta passou a ter. Nesse aspecto podemos mencionar que existe um conflito entre aparência e essência, pois para a sociedade não basta essa mulher possuir seus valores...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • ensayo de un ensayo de algun ensayo
  • ensayo de ensayo
  • Ensayo de el Ensayo
  • Ensayo Del Ensayo
  • Ensayo de un ensayo
  • Ensayemos un ensayo
  • ensayo del ensayo
  • Ensayo del ensayo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS