Escravidão No Brasil

Páginas: 8 (1833 palabras) Publicado: 5 de noviembre de 2012
Respostas:

1) O trabalho nos engenhos:
Por volta de 1550, os africanos escravizados começaram a ser trazidos para a América Portuguesa para trabalhar nos engenhos. A plantação de cana-de-açúcar e a produção de açúcar necessitavam de muita mão de obra, e o desenvolvimento dessas atividades só foi possível com o trabalho dos africanos escravizados.
Nos engenhos, os escravizados trabalhavam emmédia 15 horas por dia. Eles plantavam e colhiam a cana-de-açúcar, trabalhavam em todas as etapas da produção do açúcar e cuidavam dos animais e das roças que abasteciam de alimentos
o engenho.
Havia também os que trabalhavam como artesãos, fazendo ferramentas e objetos de uso diário, como potes e tigelas.
As mulheres escravizadas, em menor número nos engenhos, realizavam todo tipo detrabalho, desde as tarefas domésticas, como cozinhar, lavar roupa e cuidar das crianças, até o trabalho nas lavouras e na produção do açúcar.
O trabalho nas minas:
Com a descoberta do ouro na região das minas, no século XVIII, muitos escravizados foram trazidos de diferentes lugares da África para trabalhar na mineração.
O trabalho era muito penoso, pois os escravizados eram obrigados a ficar comos pés dentro da água por muitas horas, em busca de pepitas de ouro. Eles trabalhavam também em minas onde constantemente aconteciam desabamentos de terra.
Por causa das muitas horas de trabalho no leito dos rios e nas minas, os africanos
escravizados morriam muito jovens, vitimados por doenças pulmonares. Nas vilas e cidades
Nas ruas das vilas e cidades, era grande a presença de escravizadostrabalhando como vendedores ambulantes, sapateiros, barbeiros, carregadores, principalmente a partir do século XVIII. As mulheres escravizadas, em sua maioria, vendiam alimentos, como frutas e doces.
Eles eram obrigados a entregar a seus senhores a maior parte do que ganhavam. Alguns senhores também alugavam os serviços de seus escravizados para outras pessoas. Todos esses escravizados eramchamados de negros de ganho.
Os escravizados nas fazendas de café:
No início do século XIX, o café tornou-se o principal produto da economia brasileira.
Nas fazendas de café, o cotidiano de trabalho dos escravizados era muito difícil, pois eles trabalhavam em todas as etapas da produção: na preparação da terra, no plantio, na colheita, na secagem, na moagem e no transporte do café.
As mulheresescravizadas realizavam as atividades domésticas e trabalhavam no plantio de na produção do café. Os africanos escravizados que possuíam certos conhecimentos e habilidades podiam se dedicar a atividades como carpintaria e marcenaria.

2) O dia a dia nos engenhos e nas fazendas de café:
Quando chegavam ao Brasil, os escravizados tinham uma vida completamente diferente daquela a que estavamacostumados na África. A rotina de trabalho era árdua e extensa.
Nos engenhos e nas fazendas de café, eles viviam em habitações coletivas chamadas de senzala.
A alimentação escrava era pobre em nutrientes e composta basicamente de farinha de mandioca, carne-seca ou peixe, feijão e rapadura.
Muitas vezes os senhores permitiam que os escravizados cultivassem legumes, frutas e cereais para complementara alimentação.
Durante o trabalho, os escravizados cantavam músicas que falavam da saudade da África, da liberdade e de questões do cotidiano.
À noite, na senzala, eles dançavam, cantavam e contavam histórias. A maioria dos senhores permitia essas manifestações, pois eles achavam que isso era uma forma de diminuir a possibilidade de rebeliões dos escravizados.
Alguns africanos escravizados,quando casados, podiam morar em cabanas separadas dos outros.
A vida diária nas vilas e cidades:
Nas vilas e cidades, geralmente os escravizados moravam em casas muito simples, na parte mais baixa das vilas ou perto da encosta de morros. Suas casas eram longe da
igreja principal e da Câmara Municipal. Alguns habitavam os porões da casa de seus senhores ou mesmo quartos alugados.
Nesses...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • A Escravidão No Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • brasil
  • Brasil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS