Estudio tecnico hoquei patins

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 9 (2086 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 22 de enero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
O presente estudo tem como principal objectivo analisar uma das acções com maior importância no jogo de Hóquei em Patins, a posse de bola. Foram observadas na totalidade 805 acções de jogo, em 6 jogos da categoria que envolveram equipas da Iª Divisão nacional concluindo que um jogo de Hóquei em Patins tem, em média, 201 posses de bola, jogadas maioritariamente em ataque organizado. A área queapresenta maior preponderância no jogo é a B ofensiva/defensiva, sendo esse o local preferencial de perda, recuperação de bolas e concretização, apresentando também a maior taxa de eficácia. Verificou-se ainda a baixa taxa de eficácia da modalidade, sendo necessário efectuar, sensivelmente, 18 remates para marcar um golo.
Palavras-chave: observação e análise de jogo, posse de bola, fases de jogo,zonas de acção, eficácia.





1. INTRODUÇÃO

Segundo Claudino (1993), o universo das modalidades e disciplinas desportivas, praticadas sob a forma de competição ou alta-competição, requer uma constante análise e avaliação.
Assim, parece-nos que cada vez se torna mais importante saber de forma objectiva, com recurso a dados fidedignos, o porquê das vitórias e das derrotas, quetáctica deve ser utilizada a fim de se atingirem os objectivos pretendidos, qual a forma mais eficaz de contrariar o jogo da equipa adversária, no fundo, como conseguir marcar mais golos/pontos que a equipa adversária.
O conhecimento dos factores de rendimento do próprio jogo como dos jogadores são essenciais tanto para o desenvolvimento das diferentes modalidades, como para os treinadores. São estasas condições que permitem que os treinadores se apoiem em dados concretos e objectivos de forma a orientarem os seus processos de treino com vista à optimização do rendimento tanto dos seus jogadores, como das suas equipas.
Ao contrário de outras modalidades, em que os investigadores têm produzido conhecimentos essenciais para o seu desenvolvimento, no Hóquei em Patins infelizmente, essa não é arealidade. Tal factor, em nada beneficia o futuro desta modalidade, na medida em que o desenvolvimento deverá estar associado ao estudo e à pesquisa.
Neste sentido, o nosso trabalho além de se basear nos poucos dados recolhidos na modalidade de HÓQUEI EM PATINS, é sustentado na utilização de dados relativos a outras modalidades colectivas que se encontram num patamar superior no que se refere àobservação e análise de jogo.
2. OBJECTIVO DO ESTUDO
Realizar um estudo exploratório, a partir das condições reais de competição no qual se pretende observar alguns pressupostos do jogo e das diferenças entre as equipas vencedoras e vencidas.
Assim, no presente estudo pretende-se:
• Determinar as fases de jogo mais solicitadas;
• Determinar as áreas de origem do início e fim de posse de bola;• Analisar as acções preparatórias de acção de remate.
Relativamente aos parâmetros que distinguem as equipas vencedoras e vencidas:
• Determinar o perfil ofensivo e defensivo das equipas;
• Observar as diferenças entre as equipas e vencedoras e vencidas.

3. METODOLOGIA

3.1. AMOSTRA

Para a elaboração deste estudo, procedemos à observação e posterior análise de quatro jogos de equipasdo escalão de Seniores Masculinos, participantes no Campeonato Nacional da 1ª Divisão Nacional de HÓQUEI EM PATINS, referente às épocas de 2000/2001, 2001/2002 e 2002/2003. Os jogos observados envolveram as seguintes equipas: Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto, Óquei Clube de Barcelos, União Desportiva Oliveirense e Clube Desportivo Paço D’Arcos.

3.2. PROCEDIMENTOS GERAIS

Após aconstrução da ficha de observação final (anexo 1) e respectiva simbologia, foram seleccionados vários jogos de hóquei em patins transmitidos pela Rádio Televisão Portuguesa e Sport TV. Para a amostra final foram escolhidos os jogos onde havia um vencedor e um vencido em cada parte do jogo, sendo eliminados os jogos onde havia empate numa das partes do jogo.
Todas as acções foram observadas...
tracking img