Etica E Cidadânia

Páginas: 6 (1304 palabras) Publicado: 7 de marzo de 2013
CAPÍTULO II - MORAL E HISTÓRIA

1. Caráter Histórico da Moral

Historicamente, o conjunto de normas e regras de dada comunidaderepresentadas pela moral sofre variações ao longo do tempo. Ocorre a sucessãode certas morais sobre outras morais, podendo-se falar da moral da Antigüidade,da moral feudal da Idade Média, da moral burguesa na sociedade moderna, etc.
A ética considera a moral mutávelcom o tempo.
Portanto, a origem da moral se situa fora da história – ela é anistórica, ou anti-histórica, e esse a-historicismo segue três direções fundamentais:

a) Deus como origem ou fonte da moral:
quando as normas moraisderivam de um poder sobre-humano; as raízes da moral estão fora eacima do homem, e não nele próprio.

b) A natureza como origem ou fonte da moral:
a conduta moraldohomem seria mero aspecto da conduta natural e biológica. Asqualidades morais teriam origem nos instintos, e poderiam serencontradas até mesmo nos animais.

c) O Homem como origem e fonte da moral:
considera o homem comodetentor de uma essência eterna e imutável inerente a todos osindivíduos; assim, a moral constituiria um aspecto desta maneira deser, que permanece através das mudanças históricas esociais.

Nas três concepções, há a coincidência quanto à busca da origem e da fonte da moral fora do homem concreto. Além disso, acentua-se o caráter histórico da moral, onde ocorrem as mudanças históricas na moral, que levam a questionar a cerca (i) das causas ou fatores que determinam as mudanças, e (ii) do seu sentido ou direção – se há ou não um progresso moral.

2. Origens da Moral

Amoral surge quando o homem atinge sua natureza social, sendo membro deuma coletividade, onde ele sente que precisa se comportar de certo modo por teruma consciência de sua relação com os demais.
O trabalho do homem também adquire um caráter coletivo, e o fortalecimentoda coletividade se torna uma necessidade vital para vencer as dificuldades desobrevivência; é então que surgem uma série denormas não escritas que irãobeneficiar a comunidade, e assim nasce a moral, para conciliar o comportamentoindividual com os interesses coletivos.
Os indivíduos, então, passam a julgar o comportamento alheio como “bom”/útilou “mau”/nefasto para manter a coletividade. A questão do benefício dacomunidade é a origem do que modernamente chamamos de virtudes ou vícios.
O conceito de justiça correspondetambém ao mesmo princípio coletivista, sejano sentido de igualdade na distribuição, seja no de fazer a reparação de um malcausado a um membro da coletividade.
Destarte, nas comunidades primitivas o aspecto coletivo absorve o individual,dizendo-se ser uma moral pouco desenvolvida, em contraposição com a moralmais elevada, baseada na responsabilidade pessoal. O progresso da moral se dáem virtude dasnovas condições econômico-sociais, particularmente oaparecimento da propriedade privada e a divisão da sociedade em classes.

3. Mudanças Histórico-Sociais e Mudanças da Moral

O aumento generalizado da produtividade de trabalho tornou possível estocarquantidades excedentes de produtos, criando assim condições para que surgissea desigualdade de bens entre chefes de família que antes repartiamigualmenteos frutos em razão de sua necessidade mútua. Tal situação possibilitou ainda aapropriação privada dos bens ou produtos de trabalho alheio, e daí oantagonismo entre pobres e ricos. A propriedade privada acentuou a divisãoentre os homens livres e os escravos, e fez surgir uma moral própria de cadauma dessas condições de escravidão ou de liberdade, sendo dominante a moraldos homens livres,tanto no campo prático como no teórico – não só porque sebaseava na moral dos filósofos da Antigüidade, mas também porque a moral dosescravos não se conseguia alçar a um nível teórico.
Com o desaparecimento do mundo Antigo, assentado na escravidão, nasce asociedade feudal, cujo regime econômico-social se baseia na divisão em duasclasses sociais fundamentais: a dos senhores feudais e a dos...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ética E Cidadanía
  • educacion cidadania
  • Cidadania
  • Educación para a cidadanía
  • Cidadanía
  • contrunccion cidadania
  • ÉTICA Y ETICIDAD
  • Etica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS