La gitanilla

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (746 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 24 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
O filme “Granito de Arena” (México, 2005) de Jill Freidberg retrata a história da organização e luta dos professores em defesa da escola pública, assim como por melhores condições de vida epreservação da identidade cultural das comunidades indígenas mexicanas, a partir da mobilização dos trabalhadores do ensino, dos estudantes e seus pais contra a destruição da Escola Normal Rural MACTUMACTZA –localizada em Tuxtla Gutierrez, Chiapas – México.
Jill Freidberg, diretor estadunidense independente (de Seattle), passou dois anos no sul do México para documentar os esforços dos mais de 100.000professores, pais, estudantes que lutam para defender o sistema de educação pública do país dos devastadores impactos da política imperialista (da chamada “globalização econômica”). No filme, Freidbergcombina imagens de greves e ações diretas com imagens inéditas de 25 anos de arquivo para oferecer um registro desta altiva e inquietante história de resistência, repressão, dedicação e solidariedade.Mactumactza é uma das dezessete escolas públicas conhecidas como escola normal rural onde estudantes de famílias rurais pobres se preparavam para serem professores das escolas públicas do México. Amaioria dos estudantes é de origem camponesa e na escola tinham direito ao alojamento, alimentação e garantia de que teriam vaga quando se formassem professores. Escolas deste tipo serviram durante 46anos a algumas das comunidades mais pobres do Estado.
Em 2002, o Banco Mundial ofereceu empréstimo de U$S 40 milhões de dólares para o Estado de Chiapas com a condição de que as escolas normais ruraisfossem transformadas em Escolas Técnicas semi-particulares.
“A principal característica das escolas rurais é oferecer uma formação política aos estudantes. Se elas acabarem, perderemos osprofessores que têm um enfoque diferenciado, um enfoque mais próximo do povo, das pessoas, dos camponeses”. (Claudia Herrera, jornalista do La Jornada).
O governo estadual respondeu às recomendações do...
tracking img