La vaca para jóvenes

Páginas: 9 (2060 palabras) Publicado: 18 de diciembre de 2011
Realidade Virtual
Aplicações Informáticas B
Filipe Marques
Turma 1203
2011/2012

Índice

1 Introdução 3
2 Realidade Virtual 4
2.1 Dos GUI aos ambientes imersivos 4
2.1.1 Evolução Histórica da Interface Homem- Máquina 5
2.1.2 A Ergonomia e a Acessibilidade na Web 6
2.2 Simulação da realidade 6
2.3 Grau de imersão 8
2.4 Dispositivos utilizados na realidade virtual 93 Exemplo Prático 11
4 Conclusão 12
5 Bibliografia 13

Índice de ilustrações
Fig. 1 Realidade Virtual nas Neurociências 10

Introdução
Este trabalho consiste no desenvolvimento do tema “Realidade Virtual” no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, lecionada pela professora Adelina Maia. Tem por objetivo fazer uma abordagem sobre o tema e compreender a importância daRealidade Virtual no mundo atual, focando os seguintes assuntos: dos GUI aos ambientes imersivos; simulação; grau de imersão; dispositivos utilizados na realidade virtual e exemplos. Consta, também, neste trabalho um exemplo prático realizado, individualmente, nas aulas da disciplina.
A realidade virtual é um conceito novo embora bastante divulgado cuja definição poderá ser uma combinação de sistemasmultimédia (som, imagem, vídeo), e outros, capazes de nos proporcionar efeitos sobre os nossos sentidos que nos façam sentir dentro do ambiente que se pretende criar.

Realidade Virtual
A Realidade Virtual (VR) pode ser definida de uma maneira simplificada, como sendo uma simulação gerada por computador, de um mundo real ou imaginário, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar emanipular objetos destes. Os utilizadores, ao experimentarem uma situação de realidade virtual, podem senti-la como se fosse real, abstraindo-se da realidade. Estes ambientes virtuais são, atualmente, utilizados em áreas do conhecimento e das atividades humanas:
* Medicina
* Arquitetura
* Engenharia
* Educação
* Entretenimento e treino de atividades desportivas e profissionais
Arealidade virtual também pode ser considerada como uma combinação de três fatores básicos: imersão, interação e envolvimento. Isoladamente, estes fatores não são exclusivos da realidade virtual, mas aqui eles coexistem.

Dos GUI aos ambientes imersivos
Em informática, interface gráfica do utilizador (abreviadamente GUI, do inglês Graphical User Interface) é um tipo de interface do utilizador quepermite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais. A interação é feita através de dispositivos de entrada como o rato, o teclado e o joystick, com os quais o utilizador é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático.
Do desenvolvimento e da investigação realizados com os GUI resultam osambientes de realidade virtual, que, conjuntamente, com a estimulação de todos os sentidos (visão, audição, tato, etc) obtêm os ambientes imersivos.
Para a estimulação dos sentidos do utilizador são utilizados outros dispositivos, para interagir com os objetos do ambiente virtual, como o capacete de visualização (head-mounted display). as luvas de dados (datagloves) e os auscultadores (headphones).Desta forma, a visão dos utilizadores deixa de ser o único sentido a ser estimulado, transmitindo ao utilizador a sensação de imersão.
A qualidade dos ambientes gráficos é um aspeto particularmente importante na imersão do utilizador, principalmente quando o ambiente virtual é recriado a partir de um ambiente real.
Para tornar os ambientes gráficos mais realistas são utilizados: o rendering e omapeamento de texturas que são duas técnicas que contribuem para a formação de imagens de boa qualidade.
Os dispositivos imersivos podem ser encontrados ao longo de toda a história do homem, desde as cavernas pré-históricas, passando pela caverna de Platão, até as atuais caves cúbicas de imersão total.
A diferença que a tecnologia digital introduziu foi a imersão interativa em ambientes que...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • La Vaca Para Jovenes
  • La Vaca Para Jovenes
  • Una vaca para jovenes
  • La Vaca Para Jovenes (Analisis De Valores)
  • la vaca para jovenes
  • La Vaca Para Jovenes
  • 150 Conclusiones de la vaca para jovenes
  • Políticas públicas con los jóvenes y para los jóvenes

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS