Los Géneros Fotográficos

Páginas: 8 (1839 palabras) Publicado: 27 de junio de 2012
Disciplina: Linguagem fotografico Prof.: Cristiano Burmester Aluno: Miguel Talegón Zaera

Análises dos gêneros fotográficos
na obra de Pedro Martinelli e Geraldo de Barros

Pedro Martinelli
Pedro Martinelli é um fotógrafo brasileiro que nasceu em Santo André, SP, em 1 de janeiro de 1950. Ele começa a sua carreira em 1967 como repórter para a imprensa diária, em “A Gazeta Esportiva” e no“Diário do Grande ABC”, em 1968. Mas o seu trabalho tornou-se mais reconhecido quando trabalhou para o jornal “O Globo”, de 1970 a 1975. Esse ano, 1970, quando o regime militar iniciou a construção de rodovias que cortariam a floresta amazónica, dentro do Plano de Integração Nacional, Martinelli faz um trabalho para “O Globo”, que foi cobrir a expedição de contato dos “índios gigantes”, os índiosPanará, no camino da abertura da rodovia Cuiabá-Santarém. Dedica-se a documentação fotográfica da Amazônia desde esse ano, registrando o primeiro encontro dos índios Panará com o homem branco. 25 mais tarde depois do primeiro contato, Martinelli reencontrou-se com os índios Panará para documentar a situação dos índios em uma region de grandes cambios económicos. Depois da “O Globo”, trabalhou narevista “Veja”, de 1976 a 1983 e foi diretor de serviços fotográficos da Editora Abril entre 1983 e 1994. Na atualidade trabalha por sua conta. Ele ganhou diversos premios de fotografía e publica varios livros, quase todos sobre os povos indígenas.

Os elementos reais da foto: A foto tem três planos: algumas plantas no primer plano, um homem no segundo, e no fundo está a floresta. O foco estácentrado no objeto principal da foto, o índio. A composição do quadro é simples, por causa da profundidade de campo. O mais chamativo é o índio nu com o arco e flechas. A sua cara é de surpresa e parece que estiver posando para a foto, mais se fosse um retrato, o mais provável é que o fotografo tirasse o primer plano da imagem. Os possíveis significados da foto: O rosto do índio diz que é a primeira vezque vê um cara branco fazendo alguma coisa que também não sabe qué é (fotografando). Embora a imagem está perfeitamente enquadrada e o homem está parado, isso é por causa da surpresa, e uma sorte para o fotografo. Ele está detrás de mato, adiante de mato, e vai esconder na floresta. É, e a foto fala a mesma coisa, um dos primeiros contatos com índios. Ao menos, nessa parte da Amazônia. O gênero:Poderia ser uma imagem retrato, com só um foco em uma pessoa, bem enquadrada, mas provavelmente Martinelli tinha a sua câmara com um tempo de exposição curto, preparado para registrar qualquer aparição dos índios. É por isso, que a técnica força ter também uma profundidade de campo pequena, além que na floresta tem locais com pouca luz. Ficou uma foto impressionante, que captou a surpresa doíndio. É uma foto do gênero de fotojornalismo. Ele queria registrar o contato de homem branco com índio, e nessa foto ele registrou o índio que viu pela primeira vez a um homem branco.

Os elementos reais da foto: Dois homens, um branco e um indígena, na floresta, tirando com uma pistola. Os possíveis significados da foto: A chegada do homem branco a um povo indígena, o ensino da civilização que trazarmas de fogo e a violência mais efetiva. É também uma sedução dos povos indígenas e, em seguida colonizar suas terras. O gênero: A foto pertence ao gênero de fotojornalismo, pois registra um momento do contato dos povos indígenas com o homem branco e seus avanços tecnológicos.

Os elementos reais da foto:
Os elementos reais da foto é uma mulher empregada posando em primeiro plano, em umambiente de trabalho.

Os possíveis significados da foto:
O significado que eu percebo é a incorporação da mulher indígena no mercado de trabalho, especificamente em um emprego que precisa da força, mais frequentado pelos homens. Por extensão, significa também a incorporação do povo indígena no mercado de trabalho da civilização branca, embora sejam os empregos piores, os mais duros.

O...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Géneros fotográficos
  • Generos fotograficos
  • Generos fotograficos
  • Generos Fotograficos
  • GENEROS FOTOGRAFICOS COMUNICATIVOS
  • genero fotografico
  • Generos Fotograficos
  • géneros fotograficos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS