Maos

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 8 (1998 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 16 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Universidade Federal do Paraná
Michelle Caroline Bulotas

Mãos de Cavalo – Daniel Galera

Curitiba
2011

“Durante o trajeto, foi retocando e simplificando seus planos.
Agora sabia exatamente o que fazer.
Não seria necessário fingir nunca mais.”
(Daniel Galera)

O autor

Paulistano, mas criado em Porto Alegre, o escritor e publicitário Daniel Galera viveu maior parte de sua vidano sul. Prosador e precursor da literatura na internet, editando e publicando textos em portais eletrônicos entre 1997 e 2001. Além de escritor, traduz livros das novas gerações de autores ingleses e norte-americanos. Tem publicado quatro livros, três romances: Cordilheira, Companhia das Letras, 2008; Mãos de Cavalo,Companhia das Letras, 2006; Até o Dia em que o Cão Morreu, editora Livros do Mal,2003. E um livro de contos: Dentes Guardados, editora Livros do Mal, 2001.
Nascido em 1979, Daniel Galera representa os escritores da geração dos anos 90, com romances que voltam a dialogar com o Brasil, tanto na identidade como no espaço, como uma busca da expressão nacional.

Análise da obra: Mãos de Cavalo

Encontramos nesse romance não só uma construção literária para encenar a formaçãoda personalidade masculina, ao passarmos os capítulos notamos que aquelas histórias que pareciam independentes começam a se aproximar até se relacionarem por completo. É como se um eixo da narrativa precisasse do outro para avançar e se completar.
No início do romance nos deparamos com um ciclista que corre pelas calçadas de Porto Alegre, cai e se machuca. Já no primeiro capítulo “O ciclistaurbano”, nas suas vinte páginas, encontramos uma prosa rica em detalhes e descrições para encenar o momento fatídico de um menino de dez que na sensação de liberdade e aventura enquanto corre com sua bicicleta se sente um verdadeiro ciclicta, até o momento em que cai e retorna a sua realidade:

“...um instante imbecil de devaneio. Ele caiu. Ele não é mais o Ciclista Urbano. Agora é apenas um guri dedez anos.”

Porém não se deixa abalar, o menino sente como se estivesse em um filme e que houvessem câmeras pelos postes filmando sua coragem e tenacidade física ao fazer os curativos e logo buscar sua bicicleta.
Ao entrarmos no segundo capítulo intitulado como 6h08, encontramos um homem de 30 anos, casado e com uma filha pequena e que recebe o convite de um amigo para fazer uma escalada noCerro Bonete boliviano. Está apenas sentado no automóvel esperando o momento certo pra ir enquanto pensa na filha  e na esposa que ficaram dormindo e que não foram se despedir dele. O que faz com que recue por um tempo e não saiba exatamente se deve ir. Encontramos uma rica descrição dos sentimentos do personagem, suas lembranças e seu estado de culpa. Mesmo assim aceita viajar com o amigo.Encerra, começa outro capítulo com adolescentes com apelidos esquisitos em um campinho de futebol, e conhecemos o protagonista da história, Hermano, apelidado de Mãos de Cavalo por ter mãos grandes e com aparência bruta, que comete uma falta grave e violenta com um dos jogadores, o mais temido entre a turma, o Bonobo, título do capítulo. Depois do acontecido se sente frustrado por não ter encarado asituação e brigado de verdade com o adversário, e encerrado no banheiro de sua casa cria uma cena ilusória de sangue feito com canetinhas coloridas que ganham em sua imaginação uma enorme vivacidade para encenar a briga e os machucados que ele gostaria de tivesse acontecido no campo de futebol. Notamos aí uma profunda admiração e um estranho interesse por sangue e machucados do protagonista, querevela logo mais tarde sua carreira.
Encerra, e no próximo capítulo nos deparamos com o homem de 30 anos novamente. A partir daí começamos a notar que tanto o menino e o adolescente das primeiras histórias, é o mesmo cara que decide dar um tempo em sua vida rotineira para escalar com um amigo.
O narrador está em terceira pessoa e se mostra muito próximo dos personagens em seus capítulos, e vai ser...
tracking img