Merquior 70 Anos

Páginas: 38 (9302 palabras) Publicado: 3 de enero de 2013
MESA-REDONDA EM HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE JOSÉ GUILHERME MERQUIOR
14 de abril de 2011 Teatro R. Magalhães Jr.

COORDENAÇÃO GERAL ACADÊMICO MARCOS VINICIOS VILAÇA

COORDENAÇÃO ACADÊMICO DOMÍCIO PROENÇA FILHO

PARTICIPANTES Acadêmicos Eduardo Portella Candido Mendes Sergio Paulo Rouanet Alberto da Costa e Silva Celso Lafer

J OSÉ G UILHERME M ERQUIOR Quarto ocupante da Cadeira 36, eleitoem 11 de março de 1982, na sucessão de Paulo Carneiro e recebido pelo Acadêmico Josué Montello em 11 de março de 1983. José Guilherme Merquior nasceu na cidade do Rio de Janeiro, a 22 de abril de 1941 e faleceu no mesmo local em 7 de janeiro de 1991.

Apresentação*
Marc o s Vi ni c i o s Vi l a ç a

C

aros amigos e amigas da Academia Brasileira de Letras, com uma palavra especial aosfamiliares e colegas de José Guilherme Merquior. Começamos a semana reverenciando José Lins do Rego; hoje a concluímos, honrando a memória e agradecendo a contribuição de José Guilherme Merquior. Ambos acadêmicos, ambos tão distintos na forma com que cuidaram do processo de criação. Desejo destacar amigos fraternos de José Guilherme Merquior e ouso não ser preciso esse destaque. O Ministro Paulo RenatoSantos e o escritor e editor José Mario Pereira são figuras emblemáticas; um e outro, amigos verdadeiros do homenageado. José Mário, aliás, foi um grande animador desta reunião de hoje. Convivi com José Guilherme no Brasil e no exterior e guardo dele a sensação de que era uma enciclopédia. Não existia o Google, e ele era um Google ambulante. Mas não ficava só nisso. Era também um homem inclinado àsamizades. Quem conviveu com ele apenas nos livros não tem a precisa ideia do que era como pessoa, afável, bem-humorado, contador e ouvinte de piadas.

* Palavras do Presidente na abertura da sessão em honra de José Guilherme Merquior, em 14 de abril de 2011.

4

 J O S É G U I L H E R M E M E RQ U I O R – 7 0 A N O S D E N A S C I M E N T O

A impressão que tenho, ao refletir sobre atrajetória infelizmente tão rápida de Merquior, é que seu relógio interior lhe cobrava pressa. Começou suas atividades ensaísticas com cerca de 18 anos. Aos 23, publicava o primeiro livro. Formado em Direito, ingressou no Itamaraty, onde cumpriu carreira velocíssima e admirada por todos os seus colegas. Era tão admirado que, naquela forma algo cruel, algo graciosa do Itamaraty em apelidar, o chamavamde Tesouro da Juventude. Merquior procurou aprimorar os seus conhecimentos não apenas no Brasil: frequentou a London School, onde foi admirado a partir do diretor Darendoff, que disse, ao comentar a frequência com que Merquior buscava cursos de Pós-Graduação: “Não sei por que essa aflição. Custei mais a ensinar do que a aprender”. Meu espaço é exíguo. Devo cedê-lo o mais breve possível aosdebatedores e aos expositores de hoje, mas não posso omitir a alegria de recordar o momento em que Merquior, no alto das escadas da Biblioteca Nacional, fez, sem leitura, um discurso impressionante de análise crítica da vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, no momento em que comemorávamos os 80 anos do poeta. Eu era, à época, Secretário Federal de Cultura, trilhando os caminhos inovadores queEduardo Portella havia deixado no Ministério. Lembro disso com a mesma emoção com que me recordo de Raymond Aron sobre Merquior: “Esse menino já leu tudo”. Eu diria mais: o menino leu tudo, buscava tudo, tinha ideias críticas, e não apenas de assentimento, por isso ele foi um vigoroso e fogoso polemista. Mas a ele não interessava discutir pessoas, mas ideias, como fez nos embates com Sergio PauloRouanet, Mário Vieira de Melo, Paulo Nélson Coutinho, Francisco de Oliveira, Artur Giannotti, na discussão da psicanálise. Escritor de forma elegante, foi o primeiro, salvo engano, a trazer para o leitor brasileiro, em português, a obra da Escola de Frankfurt, num livro editado pela Tempo Brasileiro, grande editora que eu sempre sigo com especial atenção e carinho, porque se ela acolheu Merquior,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • años 70
  • Los Años 70
  • los años 70
  • Los Años 70
  • Años 70
  • Años 70
  • De los años 50 a 70
  • Entre Los Años 30 Y 70

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS