Mies van der rohe

Páginas: 8 (1762 palabras) Publicado: 4 de septiembre de 2012
MIES VAN DER ROHE
“Monumentalização da técnica”


Arquiteto alemão naturalizado nos Estados Unidos, Ludwig Mies van der Rohe nasceu em 1886, em Aachen, na Alemanha, e faleceu em 1969. Estudou durante dois anos na escola de comércio e inicia sua carreira trabalhando em Berlim, onde trabalhara com o arquiteto Bruno Paul e em 1908, com o arquiteto Peter Behrens, em cujo atelier conheceuGropius e Le Corbusier. Esteve ligado ao movimento expressionista alemão "Novembergruppe" desde 1922 e em 1930, num momento em que acumula grande prestígio profissional, assume o cargo de diretor da escola Bauhaus. Perante a instabilidade política da Alemanha, emigra para os Estados Unidos, dando uma nova guinada na sua carreira e por isso podemos dizer que o mesmo possui três períodos os quais falamosmais aprofundada mente: período europeu, de transição e americano.
O período europeu compreende o inicio da carreira de Miss Van Der Rohe até o mesmo se exilar em Chicago, Estados Unidos. O inicio de sua carreira foi marcada pela influencia de Peter Behrens, que por sua vez havia recebido influencias de Schinkel - importante arquiteto do período romântico europeu. – Miss, então éinfluenciado tanto pelos conceitos da forma de Schinkel , e os princípios do classicismo, quanto pelas propostas industriais recentes de Behrerns. O primeiro projeto que se pode citar referentes a essa fase é a Casa Reihl (1906): Construida em estlilo neoclássico despretensioso e com planta retangular de dois andares, paredes com reboco liso, coberturas inclinadas e frontão. Nota-se que o arquiteto iniciaa utilização das aberturas de vidro em maiores proporções considerando, as empregadas na época, já a estrutura é basicamente paredes portantes de alvenaria ou pedra com aberturas convencionais. A arquitetura de Miss se manteve nesses “padrões” por mais alguns anos através de obras como Monumento a Bismark (1910), Casa Perls (1912) Casa Miss (1914) dentre outros porem foi nesta época que oarquiteto começa a demonstrar seu interesse pela estrutura e matérias construtivas por influencia de Berllage, arquiteto modernista Holandês, passou a procurar em suas obras a essência, da verdade da construção.
Nos anos de 1916 a 1918 Mies serviu a Alemanha na primeira guerra mundial como engenheiro. Em 1919 elaborou um esboço para o edifício Friedrichstrass, arrojado para um arranha-céu na época,marcou o início da essência de todos os edifícios de concreto, aço e vidro projetados até hoje. O projeto foi baseado na ideia de que um esqueleto de aço de suporte seria capaz de libertar as paredes exteriores e principalmente se sua função de suporte de carga, permitindo assim que o edifício tenha uma superfície mais translucida do que sólida. Mies determinou a forma do edifico depois de testarcanecões de prismas analisando seus reflexos de luz em um modelo de vidro. Apesar de ser um projeto extremamente racionalista o expressionismo (it self a projection of subjetive disturbances) é o caráter mais evidente de sua obra. - a pele de vidro de Mies seria alternativamente transparente, reflexiva, refrativa, sua reflecção dependeria das condições de iluminação, da posição dessa forma deforma constante mudaria as imagens da cidade, o corpo do edifício sofreria constantes mudanças decorrentes da enorme demanda de imagens que o site exigiria.

Combatendo a subjetivação expressionista estaria à repetição de linhas da estrutura de aço.
O arquiteto desenvolveu o projeto do edifício para um concurso, e por não ter ganhado o edifício nunca veio a ser construído.

Mies projetou seusegundo edifício todo em vidro, em 1921, com estrutura interna de concreto sustentada por várias lajes de piso em concreto e assim como no projeto do edificio Friedrichstrass o arquiteto um esqueleto interno completamente isolado da pele de vidro externa. Os projetos das torres de vidro marcaram a carreira de Mies, mas principalmente marcou a historia dos arranha-céus, que muito aprenderam com...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Mies Van Der Rohe
  • mies van der rohe
  • mies van der rohe
  • Mies Van Der Rohe
  • Mies Van Der Rohe
  • Mies van Der Rohe
  • MIES VAN DER ROHE
  • Mies van der Rohe

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS