Mosteiro De Batalha

Páginas: 6 (1331 palabras) Publicado: 20 de julio de 2012
Mosteiro da Batalha

   Colocado por O Historiador, na categoria História de Portugal, Monumentos de Portugal, Mosteiros de Portugal.
[pic][pic]O Mosteiro da Batalha ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória, é desde 2007 classificado pela UNESCO como Património da Humanidade e a em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das 7 maravilhas de Portugal. Situa-se na Batalha, e foi mandado edificar porD. João I – Mestre de Avis, servindo este de agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota e de panteão régio. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória é considerado uma jóia arquitectónica Portuguesa, assim como também o símbolo da Dinastia de Avis. Os trabalhos de construção do mosteiro dominicano iniciaram-se em 1388 pela mão do mestre Afonso Domingues, sendo que duraram aolongo de dois séculos, até 1517, e passaram pelo reinado de 7 reis de Portugal. O mesmo é um exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou como outros lhe chamam, estilo manuelino.

História

No início das obras do Mosteiro da Batalha foi construído apenas um pequeno templo, Santa Maria-a-Velha ou Igreja Velha, era uma obra pobre construída com pouquíssimos recursos.
É então que em 1402surge a influência Gótica Flamejante, pela mão do Mestre Huguet, o qual fica encarregue das obras de construção do Mosteiro. Ao projecto inicial correspondem as várias dependências monásticas como a Sala do Capítulo, o Refeitório, a Sacristia, a Igreja e o Claustro, assemelhando-se ao “vizinho” Mosteiro de Alcobaça.
A capela do Fundador foi acrescentada ao projecto inicial pelo rei D. João I, omesmo se sucedeu com a rotunda funerária conhecida por Capelas Inacabadas, da iniciativa do rei D. Duarte.
Passados alguns anos, foi construído o Claustro de D. Afonso V e foram fechadas das galerias do claustro.
Foi então que as obras do Mosteiro da Batalha foram terminadas abruptamente, provavelmente pela construção de outros importantes monumentos, sendo que, só por volta de 1840 foi dada aatenção à necessidade de restauro, reiniciando-se várias obras de conservação e restauro.
A cargo destas novas obras esteve Luís Mouzinho de Albuquerque, os quais destruíram dois claustros e foram marcados pela remoção total dos símbolos religiosos, de modo a tornar o Mosteiro de Santa Maria da Vitoria um símbolo glorioso da Dinastia de Avis.
De destacar, igualmente, que no Mosteiro da Batalha seencontra o mais importante núcleo de Vitrais Medievais Portugueses, visíveis na Capela-Mor e na Sala do Capítulo, albergando ainda o importante arquivo e o espólio da oficina de Ricardo Leone.

Caracterização arquitectónica


Planta

Em forma de cruz latina, a igreja revela o apego à tradição do gótico português. Trata-se de um templo de 3 naves, com transepto pronunciado e cinco capelasna cabeceira, sendo as laterais de igual profundidade.

Dimensões

A igreja tem 80 metros de comprimento e 22 metros de largura, para um vão máximo na flecha de 32,5 metros, numas proporções bastante simples.

Áreas


Portal

Concebido por mestre Huguet, a sua riqueza iconográfica só tem paralelo com programas idênticos das grandes catedrais góticas europeias: nas ombreiras os Apóstolosconduzem a Cristo, rodeado dos 4 Evangelistas, enquanto nas arquivoltas se dispõem virgens, mártires, papas, bispos, reis de Judá, profetas, anjos músicos, segundo uma prefiguração da hierarquia celestial.

Igreja ou Capela-Mor

A nave central da igreja da batalha, uma das maiores igrejas portuguesas de sempre, eleva-se a cerca de 32,5 metros, sendo a elevação ampliada pelas colunas muitodensas, 8 de cada lado que, formando um muro visual contínuo, acentuam o sentido ascensional do espaço. A abóbada de nervuras, com grandes chaves decoradas, deve-se a mestre Huguet.

Sala do Capítulo

Local e referência da vida monástica, foi começado por Afonso Domingues e concluída por Huguet, que alterou o projecto inicial, lançando uma única abóbada, sem suporte central, que constitui um...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Mosteiro De San Paio De Antealtares
  • Dois mosteiros... um santuário
  • Mosteiro de santa cruz coimbra

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS