Onomatopéias

Páginas: 13 (3171 palabras) Publicado: 12 de febrero de 2011
INTRODUÇÃO

Este estudo abordará o uso deste interessante fenômeno lingüístico empregado primordialmente em expressões gráficas e a utilização das mesmas como materiais didáticos: as onomatopéias nas histórias em quadrinhos.
O enfoque é como apresentar esse gênero textual que permite trabalhar diversos temas em sala de aula além da onomatopéia, como a leitura e produção de texto, opreconceito e variação lingüística, a oralidade e a escrita, a interpretação de texto, a linguagem verbal e não-verbal entre outros. Para tanto, necessitaremos de um estudo mais aprofundado contrabalançando a revolução que a chamada “nona arte” realiza dentro das salas de aula e a prática desta chave que desperta o interesse e a imaginação dos alunos.

A LINGUAGEM VERBAL
O ato de comunicar e oconhecimento humano estão diretamente ligados a linguagem. Apesar de ser o nosso veículo mais importante a linguagem verbal, que tem na palavra falada ou escrita o seu código, “não é a única existente” (Fiorin, 2002) podendo ser também não-verbal, que consiste em gestos e posturas que nos acompanha quando dialogamos, ou em representar idéias por meio de desenhos. Na nossa cultura encontra-se no teatro, nocinema, na TV, HQ e na maior parte dos anúncios a aplicação simultânea dessas linguagens. Nos quadrinhos, a linguagem com seu caráter verbo-visual ou verbal figurada, têm a imaginação dos seus usuários (os autores e os leitores) como seu único limite, ou seja, é ilimitada de gênero e forma, estando em constante evolução e, quando totalmente dominada, surgem infinitas criações. Com uma riqueza decaracterísticas, detalhes e recursos, são possivelmente ótimas aulas a serem exploradas. As HQs unem estas duas linguagens que se articulam complementando-se: narrada através de dois canais o visual e o lingüístico trazem a harmonia na junção da funcionalidade das palavras e a estética das imagens.
Para se expressar no mundo onde vive o homem desenvolveu diversas outras formas de comunicação eas HQs "numa de suas vertentes mais significativas (a vertente lingüística), produzem-se dentro dos parâmetros literários, se bem que os redimensionando através de uma temperatura gráfica que, se não invalida de todo o projeto da literariedade, coloca em situação problemática o estatuto criativo da literatura" (Cirne, 1975). Um leque de possibilidades pode ser trabalhado: os elementos da linguageme como eles interagem, os registros da língua, noções de gramática, a narrativa, a leitura e até mesmo a criação.

HISTÓRIA DAS HQS

A menção mais remota está ligada a uma origem medieval trilhada com as tradicionais iluminuras desenhadas pelos monges, que originaram os textos ilustrados, que por sua vez, são as raízes dos quadrinhos no ocidente do século XIX e XX. Ainda com a expansão daimprensa em XVI e XVII os livros eram reservados às pequenas elites, e só depois com a xilogravura e a litogravura, e com a ajuda da mecanização e industrialização, desenvolveram-se os livros e jornais com notória difusão da cultura. O texto e a imagem deixaram de ser monopolizados pela elite e atingiram as massas. Nessa época, na Inglaterra, os jornais já faziam o uso de cartuns para satirizar omodus vivendi devido à ascensão da classe média. Assim foi traçada a forma dos quadrinhos que se projetou pelo mundo. Na América com a difusão da imprensa diária, o gênero consolidou-se. Produtos da mesma época, o comics, o cinema e a animação uma influência mútua entre eles pode ser observada.
No princípio quando o texto representava maior importância do que os sons, as onomatopéias ainda nãoestavam presentes nas imagens. Primeiramente o texto encontrava-se abaixo dos quadrinhos e posteriormente foi sendo inserido para dentro de balões, que tinham como função estabelecer um diálogo entre as personagens. No entanto, atualmente, as legendas descrevem, através do narrador, acontecimentos e cenas da história. Foi na década de 20 que foram criadas as chamadas figuras convencionais de ação...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS