Plano De Gestão De Resíduos Em Ambientes Superiores A 5500 Metros De Altitude – Estudo De Caso Na Cordillera De Huaywash Huaraz - Peru

Páginas: 13 (3152 palabras) Publicado: 15 de agosto de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNIICAMP

INSTITUTO DE GEOCIENCIAS

MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO

GEOCIENCIAS E AMBIENTE

ALUNO : OMAR MILTON ROMERO CATACORA.
RA : 108398.
DOCENTE : PROF. DR. BERNARDINO FIGUEREIDO

CAMPINAS, 2011

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS EM AMBIENTES SUPERIORES A 5500 METROS DE ALTITUDE – ESTUDO DE CASO NA CORDILLERA DE HUAYWASH HUARAZ - PERU

RESUMOO presente trabalho tem como objetivo, analisar as questões relativas a gestão de resíduos sólidos nas montanhas, desde sua geração, impulsionada pelo desenfreado turismo nestas regiões, ate sua disposição final. Este processo turístico desmedido está deixando um grande impacto ambiental nas geleiras e nos causes formadores de água.

Fizeram-se umas análises dos padrões mais sustentáveis deprodução turística, baseados no analises de alternativas para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em casos práticos em outros lugares do mundo.

A hipótese deste trabalho é a de que a partir de um diagnostico da situação atual dos resíduos nas montanhas, se posa construir um plano de gestão integrada dos resíduos, da incorporação de tecnologias sociais no gerenciamento do lixo e que osresíduos sólidos possam deixar de ser um problema como são atualmente.

Palavras Chave: Gestão Integrada de Resíduos sólidos, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Desenvolvimento local, Turismo de Montanha.

1. INTRODUÇÃO

A gestão de resíduos sólidos em montanhas é um tema complexo, devido à dificuldade de sua geografia que impossibilita a coleta e logo gera a dificuldade de se estabelecer umsistema de gestão adequado, que contemple ações preventivas, tratamento e coleta dos resíduos, e o próprio controle das atividades nestas regiões, que se caracterizam como lugares muito distantes e de difícil acesso. Outro fator que agrava o problema é o incremento exponencial das expedições nas montanhas. Esta complexidade se reflete no fato de os atuais sistemas de gestão adotados não seremadequados para tratar da questão dos resíduos nestas áreas, e na inexistência de dados que possam permitir a avaliação de qual é a real situação destes ambientes no que se refere ao gerenciamento dos resíduos.

Uma das principais estratégias para o planejamento de um sistema de gestão e gerenciamento de resíduos nas montanhas compreende a adoção de um conjunto de medidas de monitoramento e mecanismospara a redução da geração na fonte. Tais medidas devem estar necessariamente suportadas por ações de conscientização da comunidade montanheira e dos setores vinculados às atividades na montanha, sobre a fragilidade dos glaciares e o impacto dos resíduos sólidos sobre estes.

O problema dos resíduos nas montanhas e muito importante no Peru devido a geografia do pais. Uma boa parte da costa dooceano Pacifico seria deserto, de não ser pela água que flui das geleiras dos Andes. Mais do 70% da população mora ao longo da costa, onde se encontram menos de 2% dos recursos hídricos do pais. Em contraste, o lado leste dos Andes dirigido ao oceano Atlântico tem 98% da água e um quarto da população. (http://news.bbc.co.uk/hi/spanish/latin_america/newsid_6442000/6442117.stm)

As montanhas existentesno mundo são fontes de geleiras e belezas cênicas inigualáveis. Entretanto, nas duas últimas décadas, diversas atividades antropogênicas, tais como: expedições turísticas e esportivas, práticas de criação de animais (ovelhas), entre outras, vem ocasionando forte pressão sobre estes ambientes. Além disso, o descarte de resíduos e dejetos, inadequadamente dispostos, corte de árvores para geração deenergia, introdução de espécies animais híbridas, extração de plantas medicinais, redução da vida selvagem em decorrência de caça predatória tem afetado de forma adversa estas áreas (KUNIYAL, 2006).

Por outro lado, é importante destacar que o crescente número de pessoas que visitam as montanhas vem melhorado o nível de vida dos povos que ali vivem, devido à movimentação da sua economia....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Gestão De Resíduos
  • Estudo De Caso
  • Plan de brigadas huaraz unasam
  • Estudo De Caso
  • Plan de residuos
  • Plan de residuos
  • PLANO DE ESTUDO BIOLOGIA
  • Ambiente de ña mercadotecnia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS