Poema Em Prosa Ou Prosa Poética

Páginas: 9 (2167 palabras) Publicado: 15 de febrero de 2013
Universidade Federal do rio de Janeiro
Faculdade de Letras







por
Bruna Guimarães Carpinteiro 109064654





















Faculdade de Letras - UFRJ
1º Semestre de 2012
Poema em prosa ou prosa poética?
A problemática em Vidas Secas de Graciliano Ramos







por


Bruna Guimarães Carpinteiro
DRE 109064654Trabalho entregue a Professora Maria Lucia Guimarães de Faria na Disciplina de Literatura Brasileira II.





























Faculdade de Letras - UFRJ
1º Semestre de 2012
Introdução




Como uma espécie de “ato revolucionário” contra todas as formalidades da poesia, assim como o verso romântico e o verso livre, o poema emprosa carrega em seu conteúdo a possibilidade de criação de uma linguagem própria e livre das “amarras” da métrica, rima, normas do verso clássico e do estilo nobre, regras de sintaxe, gramática ou lógica.
Esta composição que põe em discussão até mesmo a noção de poesia se apresenta perfeitamente em romances como o de Vidas Secas, de Graciliano Ramos. O romance que narra a jornada de uma famíliade retirantes em pleno sertão brasileiro tem por personagens o vaqueiro Fabiano e Sinhá Vitória, pais de um menino, conhecido somente pela denominação de Mais Velho e seu irmão, o Menino Mais Novo, e a cadela Baleia, apresentada na narrativa como parte da família e o Papagaio, que fugindo a regra, não sabia falar.
Classificado como um romance cíclico, uma das inovações surgidas a partir da quebrade convenções realizadas pelo poema em prosa, a trama de Vidas Secas punge a mais dura realidade brasileira do semi-árido nordestino de forma genuína, utilizando uma linguagem rica e ao mesmo tempo tão simples, criando uma forma quase que inédita de se expor uma narrativa.
Será, portanto, a partir deste exemplo de romance cíclico, que poderemos explicar um pouco da noção do que seria um poemaem prosa e prosa poética, no interior da perspectiva de Vidas Secas.


Poema em prosa ou prosa poética?



Nascido de uma espécie de luta contra as convenções da métrica e da linguagem, o poema em prosa põe em discussão a própria noção de poesia, pois esta não residiria de fato, em nenhuma forma genuína a princípio. Poesia, em seu íntimo e original sentido, sempre esteve ligada amusicalidade, logo, ao ritmo. Entretanto, o ritmo das frases em uma composição e seu conteúdo sonoro e de sentido, se apresentam de forma independente a forma dos versos.


A divisão popular entre verso e prosa é inadmissível do ponto de vista de uma filosofia exata. Não é absolutamente essencial que um poeta submeta sua linguagem a um determinado sistema de formas tradicionais, desdeque a harmonia que está em seu espírito seja observada. (SHELLOY)






O poema em prosa não admite codificação e sua linguagem “acontece” distintamente em cada narrativa que o segue e de acordo com seu criador. No entanto, deve-se deixar bem claro que este não surge de forma inesperada e não pensada, e que, portanto, não se encontra no impasse entre a prosa e a poesia.
Buscandotranscender a linguagem, mas se servindo da mesma, o poema em prosa surge do intuito de romper com a formalidade, porém criando sua forma original, pois como bem se sabe, a poesia por si, exige a criação de uma forma.
Surgido da interação entre o criador e a “criatura narrativa”, o poema em prosa se difere da prosa poética, pelo fato de esta se caracterizar simplesmente como uma prosa imagética, porvezes musical que vai do romance ao ensaio. Por outro lado, o poema em prosa se caracteriza como um bloco, um universo fechado de relações, regido por uma articulação interna em que o todo preside a organização das partes, ou seja, o todo é mais relevante do que as minúcias, as partes.
Recusando qualquer tipo de digressão ou “fuga” da narrativa, o poema em prosa caracteriza-se por uma síntese...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • O Poema Em Prosa + Vidas Secas
  • Prosa y prosa poética
  • Prosa Y Prosa Poetica
  • Prosa Poetica
  • Prosa poética
  • Remacimiento y Prosa poetica
  • Poemas en verso y prosa
  • Cuatro poemas con prosa

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS