Potencialidades Del Patrimonio Portugues,En Portugues

Páginas: 5 (1163 palabras) Publicado: 25 de septiembre de 2011
1. Identidade de culturas - Potencialidades do Património português
Fruto da consciência dos individuos de uma sociedadede, quanto à necessidade de transmitir às gerações vindouras “de onde vimos, para onde vamos”, surge a preocupação da herança histórica, com o objectivo de renovar as tradições do passado, num cenário presente, que aspira a ideais de modernidade. Neste sentido, a descobertado antigo, como modelo exemplar, foi feita pelos nossos antepassados com base em antigualhas e ruínas. Aliado à ideía de cultura, que está associada ao renascimento, a preocupação do estudo do antigo começa a gerar a preocupação do fazer para a posterioridade, e no século XVIII, surge a ideia de monumento sobrepondo-se à ideia de antigualha. Neste âmbito, surge o conceito de Património, aliado ànecessidade de conservar e proteger os monumentos, por constituir um elemento identificador das nossas raízes e identidade, pois trata-se de um objecto arquitectónico que é especifico de uma cultura e momento, sendo-lhe atribuído, um sentimento de pertença. Este conceito de Património, não abrange apenas elementos tangíveis, mas também os intangíveis como a literatura, costumes, língua, religião,surprestições e as tradições, elementos igualmente caracterizadores da identidade de uma pessoa/sociedade.
Em Portugal, reinado de D.João V, é criada a Academia Real da Historia, que vai intervir e conservar monumentos. É neste período que surge o Aqueduto das Águas livres. Em 1880, surge a primeira relação de monumentos inventariados e classificados, que no entanto, não foi aprovada alistagem. As classificações só vão aparecer no século XX, momento em que o então, Conselho dos Monumentos Nacionais lançou as bases para a classificação de monumentos - e o decreto que formalizou o Castelo de Elvas foi, então a primeira classificação em Portugal. O conceito de monumento expande-se, abrangendo a arquelogia como busca do passado ancestral construído e afirmado pela preexistência de umlugar – a “arche”. Ao longo deste século, o património português assume uma certa dinâmica e potencial, verificando-se, com o objectivo de conservar e comunicar, o surgimento do primeiro museu (A colecção Allen); a abertura ao público, no palácio da Ajuda, para assistir à colecção de arte de D.luís –pinturas e ourivesaria; a criação do Museu de arte Nacional, do Museu machado de Castro, entreoutros, que evoluêm para as Casas Museus e Palácios Reais - 1910. A partir da década de 60, surgem museus de cidade, eco museus e museus industriais. (património da humanidade em Portugal – filipa pg.6)
Estes monumentos apresentam-se no património português com uma marcante pontencialidade, assim como outros elementos, tais como a gastronomia (íscas), as tradições (almoço em familia no Domingo),a musica (Fado), a literatura(Camões), entre outros, que estão subjacentes à especificidade e diversidade das identidades e culturas de épocas da sociedade portuguesa.

2. Cultura erudita vs cultura popular
C.Popular - A cultura popular aparece associada ao povo, às classes excluídas socialmente, às classes dominadas. A cultura popular não está ligada ao conhecimento científico, pelocontrário, ela diz a respeito ao conhecimento vulgar ou espontâneo, ao senso comum.
C.Erudita é um outro tipo de conhecimento, usufruído por aqueles que têm mais educação, que são mais nobres. Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte de uma elite social, econômica, política e cultural e seu conhecimento ser proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou doestudo em geral (erudito significa que tem instrução vasta e variada adquirida sobretudo pela leitura). A arte erudita e de vanguarda é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições, público e divulgação.

3. Tipos de classificação do património português – valores envolvidos nessa atribuíção
O conceito de património carrega uma relatividade...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Portugues
  • Portugues
  • Portugués
  • El portugues
  • portugues
  • Portugues
  • Portugues
  • Portugues

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS