Triste Fim De Policarpo Quaresma

Páginas: 3 (694 palabras) Publicado: 17 de agosto de 2011
A obra triste fim de policarpo quaresma é um romance onde se debate vários assuntos de interesses nacionalistas. São discutidas várias questões no decorrer da obra/filme, como o nacionalismo dePolicarpo, o interesse político e econômico do presidente Floriano Peixoto, fala também um pouco sobre a cultura do Brasil , através da língua (o tupi), entre outros aspectos que podem ser observados nodecorrer do filme.
Policarpo na primeira parte do filme podemos observar que ele foi tido como “louco” , foi meio de chacota da população por querer mudar a língua do Brasil para o TUPI. Ele foi oúnico a dar sugestões de reformas e por isso foi motivo de humilhação da sociedade, o que muitas vezes ocorre nos dias de hoje. Hoje não é apenas uma pessoa que dá sugestões de reinvidicações , hoje sãofeitas greves para que possam ser ouvidos pelo povo em geral.Policarpo foi um homem de coragem não teve medo de expor sugestões para melhorar a cultura , a economia , a política do Brasil , era um sernacionalista , que queria sempre ver sua pátria reinar, mas acabo sendo trancafiado num manicômio por causa desse aspecto.
Na segunda parte trata dos problemas que ele enfrenta no campo. Após a saídadele do manicômio sua irmã sugere dele ir morar no sitio , pois é mais tranqüilo.Ele então compra uma casa no sitio e se muda . No entanto sua vida de fazendeiro acaba não gerando lucro. Apesar dasterras brasileiras serem férteis , ele acaba encontrando dificuldades para o plantio como pragas , ervas daninhas. Ele possuía boas intenções, ele pretendia ajudar na economia brasileira, e tambémajudar outras pessoas obter outros meios de sobrevivência (agricultura).Ele não obteve sucesso nesse empreendimento , a agricultura não estava gerando lucro como ele pretendia.Nos tempos de hoje já apraticas que ajudam na agricultura , como a irrigação , e outros fatores.O Brasil se destaca como grande produtor de frutas tropicais , café , milho , trigo , cevada e outros alimentos.Porém a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Què Es La Quaresma
  • fima
  • fima
  • fima
  • fimes
  • FIMA
  • fime
  • Fima

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS