A ambivalência na obra de diego durán

Páginas: 15 (3687 palabras) Publicado: 10 de abril de 2011
(Imágem do Códice Durán representando La noche triste. “…el Marqués del Valle partió para México muy acompañado de grandes señores... Montezuma salió de la ciudad en hombros de algunos de los grandes señores, mostrando su grandeza y autoridad, llevando los demás Señores por delante... con presentes y riquezas para presentar a los españoles que por dioses tenían...”).

A AMBIVALÊNCIA NA OBRA DEDIEGO DURÁN

Resumo

Este trabalho propõe uma análise da vida e obra de frei Diego Duran (1537 – 1568) – missionário dominicano em Nova Espanha – tendo como eixo central a discussão sobre a ambivalência de sua relação com os universos indígena e espanhol. Buscou-se através da pesquisa da sua biografia e de trechos de sua obra elementos que contribuam para a discussão acima mencionadaIntrodução

Nosso trabalho foi baseado, fundamentalmente, nos livros “Deuses do México Indígena” de Eduardo Natalino dos Santos e “A Conquista da América” de Tzvetan Todorov.
Os dois autores tem opiniões diferentes com relação a como situar Diego Durán com relação às culturas indígenas e espanhola e consequentemente discutem a partir de premissas distintas as contradições e ambigüidades de sua obra.Para Durán é imprescindible conhecer o culto pagão. O objetivo declarado do trabalho de Durán era o de conhecer diversos aspectos da antiga religião já que estas práticas costumavam misturar-se com as práticas cristãs em um particular sincretismo. Por isso a importância de conhecer não somente as práticas religiosas como também a língua dos índios de Mesoamérica para poder introsuzir-se em seuuniverso e cumprir seu dever evangelizador.
Ao longo da sua pesquisa Durán entra em profundo contato com os costumes, lendas e particularidades da cultura indígena e esta aproximação confere à sua obra características singulares, manifesta em opiniões e descrições contraditórias com seu objetivo original.
A obra de Durán divulgou-se quando a tarefa de evangelização tinha sido há muito tempoabandonada na América e assim, seus objetivos de auxilia-la não foram cumpridos.
Mas a sua obra constitui um dos documentos de maior valor para a interpretação do universo indígena mesoamericano.

A sua vida

Não temos muitos dados biográficos de Diego Durán. Sabemos que nasceu em Sevilla em 15 de junho de 1537 e quando tinha entre 5 e 8 anos, chegou a Nova Espanha. Junto com sua famíliaestabeleceu-se em Tetzcoco onde se criou.
Em 1556 se ordenou como frei na ordem de Santo Domingo e em 1559 alcançou a dignidade de presbítero. Dois anos depois foi enviado a Oaxaca e depois para a Cidade do México em 1565.
Em 1581 foi vigário em Hueyapan, atual estado de Morelos. Aparentemente nunca teve boa saúde e tem-se notícias de que em 1587 estava muito doente. Não se saber ao certo a data de suamorte que pode ter sido nesse mesmo ano ou no seguinte.
Com certeza Durán aprendeu o náhuatl e mesmo não tendo os dados exatos da cronologia e circunstâncias, sabemos que viajou muito por Nova Espanha.
Sua obra, conhecida como Códice Durán, foi descoberta em 1850, na Biblioetaca Nacional de Madri pelo mexicano José ramirez que a editou no México entre 1867 e 1880.

Existe ainda uma polêmica comrelação à origem judaica de Diego Durán originada a partir do estudo de seu sobrenome. Esta discussão toma sentido quando relacionada a alguns aspextos levantados em sua obra que veremos mais adiante.

Para Todorov, a ambivalência de Durán é mais complexa precisamente porque sua vida não alterna permanências na Espanha e na América, ao contrário, viveu quase toa a sua vida na Nova Espanha.A sua ordem

Os dominicanos chegaram na América, mais precisamente ao Caribe em setembro de 1510. Eram inicialmente quatro religiosos que se instalaram em La Espanhola.
O trabalho dos padres dominicanos consiste basicamente no estabelecimento de conventos para realizar a tarefa de evangelização e ao mesmo tempo formar evangelizadores.
Após os primeiros momentos da conquista e do terrível...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Obra Ña Catita
  • Obra Ña Catita
  • Vida y obra diego rivera
  • Diego rivera vida y obra
  • Obra mural de diego rivera
  • Diego de siloe, vida y obra
  • Obra Diego Rivera
  • diego duran

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS