A Cidade De Deus - Santo Agostinho

Páginas: 14 (3382 palabras) Publicado: 27 de diciembre de 2012
1

Agostinho: A Cidade de Deus

Autor: Sávio Laet de Barros Campos. Bacharel-Licenciado e Pós-Graduado em Filosofia Pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Introdução

Este artigo pretende trabalhar a teoria política agostiniana, a partir da sua teologia da história, consignada no De Civitate Dei. O principal objetivo é propor um conspecto desta obra, a fim de salientar que a religiãocristã não é uma religião que sugira uma alienação do mundo em que vivemos. Desenvolveremos a nossa temática da seguinte forma. Antes de tudo, apresentaremos uma concisa biografia da vida de Agostinho, que nos fará ver como a história do nosso teólogo cruzou-se com a de Roma. Aproveitando o ensejo, elencaremos as suas principais obras, o que permitirá que localizemos em que fase da vida deAgostinho surgiu esta monumental obra, que levou dez anos para ser concluída. Depois, apresentaremos o contexto histórico, bem como a motivação que deu origem ao De Civitate Dei. Em seguida, tentaremos propor uma divisão do livro que ressalte o que, a nosso ver, é o tema principal da obra: mostrar que a esperança cristã não foi a causa da queda do império romano; esta se deu, ao contrário, peladissolução dos costumes do povo. Por fim, passaremos às considerações finais deste trabalho. O nosso texto básico será, evidentemente, o De Civitate Dei. Lançaremos mão da tradução brasileira de Oscar Paes Lemes, editada pela Vozes em dois volumes. Recorreremos ao clássico de Étienne Gilson La Philosophie au Mon Âge. De Scot Érigène à Guilllaume d’Occam (1922), na versão modificada – La Philosophie au MonÂge. Dès Origines Patristiques à la Fin du XIV – de 1944. A tradução que seguiremos, no caso, será a brasileira, feita por Eduardo Brandão e lançada pela editora Martins Fontes, em 1995: A Filosofia na Idade Média. Passemos às considerações concernentes à vida e obra de Agostinho.

2

1. Vida1

Agostinho nasceu em 354, em Tagaste, na Numídia. Seu pai, Patrício, era pagão e só veio a seconverter no leito de morte. Sua mãe, Mônica, foi cristã fervorosa e deu a Agostinho os rudimentos da fé. Agostinho fez seus primeiros estudos em Tagaste e Madauro; seu pai o queria rétor. Em 371, transferiu-se para Cartago, onde se entregou a uma vida dissoluta. Quando jovem, ligou-se a uma mulher, mantendo com ela relações até 384. Em 372, nasceu Adeodato, fruto desta relação. Adeodato veio a falecerem 390. Foi através de uma obra de Cícero, Hortensius, hoje perdida, que Agostinho tomou gosto pela sabedoria filosófica. Ao conhecer a seita dos maniqueus, foi seduzido por ela, pois lhe parecia ser uma religião refinada, fundamentada apenas na razão e não em fábulas como pensava ser o caso da religião de sua mãe, Mônica. Lecionou retórica em Cartago, de 374 a 383; no fim deste período que começoua se desencantar com a seita dos maniqueus; sua doutrina, outrora consistente, agora se lhe afigurava com muitas lacunas, sobretudo na cosmologia. Ao discutir com Fausto – o maior mestre maniqueu da época – completou-se a sua decepção; Fausto, constatou Agostinho, era um homem de muito pouca cultura. Não obstante o desencanto, Agostinho tinha ainda muitos amigos na seita e, em sua estada em Roma[383], continuou a manter contato com os maniqueus. No entanto, pouco depois veio a romper em definitivo com eles. E, uma vez tendo-se desvencilhado definitivamente do maniqueísmo, desorientado, Agostinho aderiu ao ceticismo filosófico e, em 384, por recomendação de Símaco – prefeito de Roma – tornou-se mestre de Retórica em Milão. Foi em Milão que o Doutor africano conheceu Ambrósio, que, àépoca, era Arcebispo dessa cidade. Começou a frequentar os sermões deste Bispo mais por curiosidade e por um encanto despertado pela eloquência de Ambrósio, que por qualquer motivo religioso. Embora sendo Ambrósio um exegeta bíblico, ele lançava mão de certos conceitos oriundos do neoplatonismo. Desta feita, Agostinho começou a notar que o neoplatonismo era superior ao maniqueísmo, além de se...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Cidade de deus
  • Cidade de deus
  • Cidade de deus (ciudad de dios)
  • Ficha 'Cidade de Deus'
  • Santo Agostinho
  • Deus
  • deus
  • Deus

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS