A comunicaçao oral

Páginas: 2 (354 palabras) Publicado: 30 de agosto de 2010
A comunicação oral é produzida pelo canal auditivo e é a forma mais comum de expressão do ser humano, por outro lado, a comunicação escrita é feita por meio do canal visual e transmite, através daleitura, informação mais precisa do que a linguagem oral.
A comunicação oral é, geralmente, espontânea e imediata. O emissor prepara e transmite sua mensagem de um jeito quase que simultâneo àrecepção. Também é efêmera, não só pelas peculiaridades do som, mas porque a memória é incapaz de lembrar tudo o discutido.
A comunicação escrita, pelo contrário, permite ao emissor rever, alterar oureformular a sua mensagem antes de chegar ao receptor e perdura por encontrar-se em suportes que transcendem ao tempo, como no caso dos papiros egípcios ou dos livros atuais.
Estas são algumas diferençascontextuais. Com relação as diferenças textuais, podemos distinguir entre: sua adaptação, sua coerência, sua coesão e seu léxico.
Sua adaptação: A língua falada apresenta a origem geográfica, social egeracional. Quando se escreve, há a tendência de eliminar as variantes lingüísticas regionais e a utilizar o registro padrão da linguagem.
Sua coerência: No discurso oral há uma seleção menos rigorosados temas e sua estrutura é aberta. O discurso escrito exige a seleção e organização de informações, utilizando apenas aquelas consideradas relevantes e evitando as digressões e as redundâncias.Sua coesão: Em textos orais, muitos dos elementos que dão significado ao discurso pertencem aos códigos não-verbais como a entonação, a velocidade da fala, as pausas, os gestos e assim por diante. Nostextos escritos, são os elementos linguísticos e gráficos os que constroem o significado e dão sentido à fala.
Seu léxico ou vocabulário: A linguagem oral permite o uso de palavras com função decuringa: onomatopéias (“Ah!”, “Mmm!”), expressões idiomáticas (“Acertar na mosca.”), provérbios ("A palavra é prata, o silêncio é ouro.") e repetições (“subir para cima”, “chove chuva”). A linguagem...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Comunicação
  • Comunicação Empresarial
  • Comunicacao
  • Grupo Abril
  • Oral
  • Oralidad
  • La Oralidad
  • oralidad

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS